fbpx

Desde 1968 - Ano 56

16.7 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioPolíticaVander Loubet e Rosa Dantas articulam vinda de Lula e ministro da...

Vander Loubet e Rosa Dantas articulam vinda de Lula e ministro da Saúde a Dourados

Juliel Batista –

A presidente eleita do Partido dos Trabalhadores (PT) em Dourados, Rosa Dantas, esclareceu ontem (20), à Folha de Dourados, sobre as expectativas da possível vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao município para tratar da regularização fundiária da comunidade quilombola da Picadinha e outras agendas importantes, como a celebração dos 20 anos da UFGD. Rosa reforçou que, apesar de existirem conversas iniciais, até o momento não há confirmação oficial da visita.

“A ideia é trazer o presidente Lula para visitar Dourados, a fim de celebrar os 20 anos de fundação da UFGD e assinar a regularização da área quilombola. Outra agenda interessante também é a titulação no Assentamento Itamarati, em Ponta Porã. Mas, assim, a grande verdade é que até agora, nada está confirmado”, disse Rosa Dantas.

O deputado federal Vander Loubet (PT) também está empenhado nas articulações para trazer o presidente Lula ao Estado. Em recente entrevista ao jornal Midiamax, de Campo Grande, Vander especulou que Lula pode vir em breve ao Mato Grosso do Sul para assinar a regularização das terras da Comunidade Remanescente Quilombola Dezidório Felipe de Oliveira, localizada no distrito da Picadinha, em Dourados. No entanto, até o momento não há definição se o presidente virá pessoalmente à cidade ou se a assinatura ocorrerá em Campo Grande.

A comunidade quilombola de Picadinha, reconhecida oficialmente pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em 2015, reivindica 3.738 hectares de terras, mas até hoje a regularização completa não foi finalizada. O território delimitado pelo Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) corresponde a 2.651 hectares, divididos em 12 porções, e parte da área ainda é ocupada por fazendas, resultado de um acordo mediado pelo Incra entre a comunidade e produtores rurais.

Além da regularização fundiária, a agenda que se deseja trazer Lula para Dourados inclui também a comemoração dos 20 anos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que marcará a inauguração da nova reitoria no campus II, obra paralisada há vários anos.

Outro nome em pauta é o do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cuja vinda para Dourados está em tratativas. Apesar de algumas notícias terem ventilado que a visita ocorreria ainda em julho, fontes próximas à organização afirmam que isso é falso e que a previsão mais realista seria o início de agosto, sem confirmação oficial até o momento.

Rosa Dantas e Vander Loubet seguem em diálogo com lideranças e ministérios para consolidar essas importantes agendas para Dourados e Mato Grosso do Sul.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS