fbpx

Desde 1968 - Ano 56

22.9 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioDouradosFamília Tozzi Junqueira recebe exemplares de livro histórico na Folha de Dourados

Família Tozzi Junqueira recebe exemplares de livro histórico na Folha de Dourados

José Henrique Marques –

Na tarde de terça-feira (15), diretores da Folha de Dourados e da Tera Comunicação receberam a visita de membros do Grupo Tozzi Junqueira, que atua em Mato Grosso do Sul nos setores do agronegócio e da mineração.

Estiveram na sede do jornal, Carlos Roberto Junqueira Franco, Hellé Nice Tozzi Junqueira Franco, Marcel Tozzi Junqueira Franco, Irene Tozzi Junqueira Franco e Ralfo de Oliveira Lima Junior. Eles foram recebidos pelos diretores José Henrique Marques, Fernanda Garcia e Ivandra Zorzan.

Um dos empreendimentos do Grupo, a Pedreira Esteio, foi uma das empresas enfocadas no projeto de jornalismo de memória que produziu o livro e o e-book “ACED 80 Anos – Uma História de Sucesso”. O trabalho atualizou a história da entidade, revelou e eternizou os legados de 36 empresas e instituições de Dourados.

O livro foi entregue na programação que celebrou os 80 anos da ACED, no final de maio. Como na ocasião, o casal Carlos e Hellé Nice Tozzi Junqueira Franco encontrava-se em São Paulo, os filhos Marcel e Irene, e o genro Raufo, solicitaram exceção para os que os pais recebessem pessoalmente o livro quando estivessem em Dourados.

Família Tozzi Junqueira recebe exemplares de livro histórico na Folha de Dourados
Marcel Tozzi Junqueira Franco, Hellé Nice Tozzi Junqueira Franco, Carlos Roberto Junqueira Franco, Irene Tozzi Junqueira Franco e Ralfo de Oliveira Lima Junior

Leia a seguir a história da Pedreira Esteio:

Construindo Dourados em parcerias que aliam solidez, qualidade e respeito ao ambiente

A história da Pedreira Esteio está profundamente ligada ao desenvolvimento de Dourados e à trajetória da família Tozzi Junqueira. Tudo começou em 1958, quando Ivo Tozzi chegou à região, oriundo de Araçatuba-SP e adquiriu a Fazenda Primavera. “Inicialmente, a atividade principal era a extração de madeira, mas, com o tempo, passamos a criar gado e, na década de 1990, investimos na agricultura”, conta Carlos Roberto Junqueira Franco, sócio-diretor fundador da empresa.

Foi somente em 2013 que um novo capítulo se iniciou: a mineração. A descoberta de uma área com rochas basálticas afl oradas na propriedade levou à realização de pesquisas geológicas que confi rmaram a viabilidade comercial da jazida, o que culminou com a fundação da Pedreira Esteio.

Quem conta mais detalhes dessa trajetória é o diretor, Marcel Tozzi Junqueira:

Meu avô, Ivo Tozzi, veio para Dourados em 1958, comprou a Fazenda Primavera para explorar a madeira da região, e montou uma serraria na sede da fazenda. Da madeira veio a exploração de gado, o que é uma sequência natural. E depois, na década de 90, o meu pai, Carlos Roberto Junqueira Franco, partiu para o ramo da agricultura e começou a plantar soja e milho.

Marcel continua: “Foi um ciclo que veio da madeira, migrou para o gado, depois para a agricultura e, por último, para a mineração. Atualmente, o Grupo Tozzi Junqueira continua explorando também a agricultura na região sul do Estado”.

Empresa familiar

A Pedreira Esteio é exemplo de uma empresa familiar que deu certo. Além de Marcel Tozzi Junqueira Franco, sócio-diretor operacional, participam da gestão diária o cunhado, Ralfo de Oliveira Lima Júnior, diretor comercial. Os demais sócios são seu pai, Carlos Roberto Junqueira Franco, e seus irmãos, Irene Tozzi Junqueira Franco Oliveira Lima, Fábio Tozzi Junqueira Franco e Carlos Roberto Junqueira Franco Filho.

Segundo conta o empresário:

Viemos para Dourados na década de 1990, há mais de 30 anos. Na verdade, minha mãe vinha para a Fazenda Primavera periodicamente, desde criança, mas, na década de 80, assumiu a propriedade onde hoje fica a Pedreira Esteio, num processo de herança, junto com meu pai. Foi aí que deram a ela o nome de Fazenda Esteio.

Investimentos que deram certo

O processo para a implantação da pedreira começou em 2013, com o requerimento do direito minerário no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), hoje Agência Nacional de Mineração (ANM). “Nós já éramos proprietários da área, mas precisávamos da autorização para explorar o subsolo”, explica Marcel.

O plano inicial não era a exploração de imediato, mas um revés na lavoura, naquele ano, levou à decisão de diversificar os negócios. “Tivemos um 2013 ruim na agricultura e pensamos: precisamos de algo novo, diversificar nossas atividades. Foi aí que decidimos apostar na mineração”.

Após dois anos de licenciamento, infraestrutura e busca por financiamento, a operação começou no final de 2015, com a primeira venda ocorrendo entre o Natal e o Ano Novo daquele ano. “Eu me lembro bem desse momento, porque foi a concretização de um projeto que exigiu muito esforço e dedicação”, relembra Marcel.

Para implantar a estrutura, os empresários fizeram um investimento bastante alto, envolvendo desde os estudos e a pesquisa da rocha, a terraplanagem de todo o terreno, a preparação da área, a instalação de equipamentos e a construção civil, que são diversas estruturas de concreto, robustas o suficiente para suportar os britadores. Em valores de hoje, demandariam um aporte de mais de R$ 50 milhões.

Atualmente, a Pedreira Esteio conta com uma forte estrutura: cinco peneiras, cinco britadores e mais de 30 transportadoras, além de escavadeiras hidráulicas, pás carregadeiras, perfuratriz e caminhões. Os investimentos contínuos garantem uma produção que preza pela entrega de um produto de alta qualidade. “Para isso, investimos em equipamentos modernos e manutenção rigorosa”, destaca o diretor. A equipe é composta de 35 a 40 colaboradores diretos, dependendo da época e da demanda.

A estrutura existente, tanto em equipamentos quanto em equipe, possibilita à Pedreira Esteio ser hoje, na região da Grande Dourados, um dos principais fornecedores de brita para construtoras de pavimentação asfáltica, para incorporadoras, indústrias, cooperativas, armazéns, prefeituras, assim como para obras particulares, comércio de materiais de construção, indústrias de bloco de concreto, de tubos, pisos, entre outros segmentos Atualmente, a produção instalada é da ordem de 60 mil toneladas por mês, podendo ser ampliada, caso se opere em dois turnos.

Novos produtos

Além da mineração, a empresa expandiu suas operações com a produção de remineralizador de solo, um pó de rocha utilizado na agricultura. “Esse material não apenas melhora a qualidade do solo, mas também tem sido explorado por empresas estrangeiras para sequestrar carbono da atmosfera”, explana o diretor.

No último ano a Pedreira Esteio forneceu mais de 15 mil toneladas desse produto para produtores brasileiros e startups internacionais, consolidando-se como referência na área.

Outro marco recente foi o da instalação de uma moderna usina de asfalto operada a gás, que contribui para um processo mais sustentável e eficiente. “Nós não aplicamos o asfalto, mas vendemos a massa asfáltica para construtoras e incorporadoras que fazem esse trabalho”, pontua Marcel. A pedreira fornece massa asfáltica, a matéria-prima para construtoras e incorporadoras, ajudando no desenvolvimento da infraestrutura da região.

Com uma vida útil estimada em mais de 100 anos, a jazida da Pedreira Esteio ainda tem um longo caminho pela frente. “Acreditamos no potencial de Dourados, no seu crescimento, e queremos continuar participando desse desenvolvimento”, afirma Marcel.

A diversidade e a qualidade advindas de sua produção refletem o compromisso da Pedreira Esteio em atender às especificidades de cada projeto. Além da excelência em seus produtos, a empresa se destaca pelo respeito ao meio ambiente e pelo compromisso com a sustentabilidade. A pedreira adota práticas responsáveis de extração e recuperação ambiental, assegurando que suas operações causem o menor impacto possível ao ecossistema local.

Agregados de qualidade

A empresa oferece uma variedade de produtos, como pedrisco, brita zero, brita 1, brita 2, brita 3, brita 4, rachão, marroada, bica-corrida e Bica Graduada Simples (BGS), atendendo às diversas necessidades da construção civil e da pavimentação. “Contamos com a melhor tecnologia para entregar o melhor produto aos nossos clientes”, afirma o empresário.

Com uma visão de ser referência estadual na produção e na comercialização de agregados, a Pedreira Esteio tem como missão extrair, beneficiar e comercializar agregados de qualidade, de forma sustentável e com respeito aos clientes e colaboradores, gerando valor e longevidade ao negócio.

O diretor Marcel Tozzi assinala:

Outro diferencial da Pedreira Esteio é o atendimento ao cliente. A empresa valoriza a transparência nas negociações e busca sempre oferecer soluções personalizadas para cada projeto, garantindo a satisfação de seus parceiros e clientela.

E o empresário finaliza:

Os valores que cultivamos incluem a satisfação do cliente, valorização e respeito às pessoas, inovação em agregados, foco em resultados, integridade com todos os públicos e sustentabilidade econômica, social e ambiental. São compromissos que norteiam todas as nossas operações, garantindo um ambiente de trabalho ético e responsável, bem como o melhor custo-benefício para os clientes.

Família Tozzi Junqueira recebe exemplares de livro histórico na Folha de Dourados

Acesse o livro clicando neste link:

LIVRO_ACED 80 ANOS_atualizado Baixar

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS