Redação –
Uma nova frente fria deve atingir Mato Grosso do Sul nesta semana e promete derrubar drasticamente as temperaturas em várias regiões. Segundo a previsão meteorológica, a mudança no tempo começa a ser sentida entre quinta-feira (17) e sexta-feira (18), com mínimas próximas de 0°C em municípios do sul do Estado.
Antes da chegada do frio intenso, o tempo segue firme e com predomínio de sol, favorecido pela atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que também contribui para umidade relativa do ar extremamente baixa, entre 15% e 30%. O cenário coloca o Estado em alerta para riscos à saúde e incêndios florestais. A orientação é evitar exposição prolongada ao sol no período da tarde e aumentar a ingestão de líquidos.
Amplitudes térmicas antes da queda
Até quarta-feira (16), as temperaturas seguem elevadas durante o dia e mais amenas pela manhã, com grande variação ao longo do dia. Confira os destaques regionais:
- Sul, Cone-Sul e Grande Dourados: mínimas entre 14°C e 17°C; máximas de 26°C a 29°C.
- Sudoeste e Pantanal: mínimas de 13°C a 20°C; máximas de até 33°C.
- Bolsão, Leste e Norte: oscilação entre 13°C e 31°C.
- Campo Grande: mínima entre 16°C e 18°C; máxima pode atingir os 29°C.
Frio intenso chega na quinta
A virada no tempo está prevista para começar na noite de quarta-feira (17), com aumento da nebulosidade e possibilidade de chuvas isoladas, especialmente nas regiões sudoeste e sudeste do Estado.
Com a chegada da frente fria, os termômetros devem despencar já na sexta-feira (18), com mínimas entre 5°C e 7°C no sul do Estado — podendo ser ainda menores em pontos isolados.
Em Campo Grande, as temperaturas devem variar entre 10°C e 15°C durante as madrugadas, com máximas que não devem ultrapassar os 26°C. Já no cone-sul e Dourados, os termômetros podem marcar menos de 6°C.
A sensação térmica será ainda mais baixa por causa dos ventos gelados do sul, que devem soprar com velocidades entre 40 e 60 km/h, podendo superar essa marca em rajadas mais fortes.
Cuidados com o tempo seco
Com o tempo seco predominando até a chegada da frente fria, as autoridades alertam para cuidados redobrados com a saúde:
- Evitar atividades físicas ao ar livre nos períodos mais quentes do dia;
- Aumentar a hidratação com água e líquidos naturais;
- Usar umidificadores ou toalhas molhadas em ambientes fechados;
- Proteger olhos, nariz e garganta da exposição prolongada ao ar seco.
A nova onda de frio reforça a necessidade de atenção especial com idosos, crianças e pessoas em situação de rua, que são mais vulneráveis às mudanças bruscas de temperatura.