A empresa utiliza vegetais que seriam desperdiçados em nutrição funcional de maneira mais facilitada
A Planttcê, startup responsável por combater o desperdício com tecnologia e impacto social, foi anunciada como uma das startups finalistas do Pitch Vale do Pinhão 2025, e o CEO Eduardo Chamon participou de uma entrevista durante o Pan News Curitiba nesta sexta-feira (11).
No dia 24 de junho, no Paiol Digital, o Pitch Vale do Pinhão anunciou as 12 startups finalistas do projeto. Em entrevista para o Pan News Curitiba, com Ana Vaz e João Salgado, o CEO Eduardo Chamon explicou que o foco da startup está no produtor orgânico e familiar, e as dificuldades que essa área pode enfrentar.
“A cadeia produtiva vegetal tem diversas etapas, desde o produtor até a mesa. Esse pequeno produtor não tem muito acesso à tecnologia, então ele planta no escuro, muitas vezes fica suscetível a perdas maiores, o armazenamento e o transporte também ficam suscetíveis a falhas logísticas, falta de infraestrutura que acabam deteriorando essa matéria-prima”, disse o CEO.
A startup trabalha em conectar os elos desse ciclo, por meio de um produto físico ou de inteligência artificial, que proporciona para o agricultor uma tecnologia aplicada.
“Hoje, nós estamos com o nosso protótipo de IA sendo implementado em uma cooperativa de Tijucas do Sul. Nós colocamos todos os dados e histórico do produtor, ele consegue por meio de análises saber o que ele vai colher daqui a 30 dias, otimizando essa produção e distribuição”, afirmou Eduardo Chamon.
A startup utiliza os vegetais que seriam desperdiçados de maneira mais facilitada. O projeto está em fase piloto para ser utilizado em merenda escolar de uma cidade do interior de Santa Catarina e em um hospital, no setor oncológico.
Conheça a Planttcê
A Planttcê nasceu para atacar os problemas do sistema alimentar: o desperdício, a má nutrição e a falta de rastreabilidade. Transformamos vegetais rejeitados em alimentos de alta performance e usamos tecnologia para conectar o campo, a indústria e o consumidor final. A startup já conquistou validação de mercado e reconhecimento institucional.
A missão da empresa é regenerar o sistema alimentar, transformando desperdício em nutrição funcional de alto impacto, empoderando agricultores e conectando o campo à mesa, por meio de tecnologia para criar soluções práticas, escaláveis e sustentáveis, capazes de gerar impacto positivo real em saúde, planeta e sociedade.

Pitch Vale do Pinhão
O Pitch Vale do Pinhão 2025 é um evento de alcance nacional de startups, organizado pela Agência Curitiba que reconhece e certifica as startups mais inovadoras do país. Com o objetivo de reconhecer, premiar e conectar as empresas, investidores e mentores.
O processo inicial do Pitch Vale do Pinhão consistiu na análise das informações enviadas pelos participantes, resultando na escolha de 24 startups. Essas equipes avançaram para as próximas fases eliminatórias.
Nos dias 18 e 19 de junho, no Pinhão Hub, cada uma das startups selecionadas teve a oportunidade de fazer uma apresentação rápida (pitch) de até 3 minutos.
Dentre essas 24, as 12 startups com as melhores avaliações foram definidas como finalistas. A decisão final ocorrerá em 17 de julho, onde os finalistas farão uma nova apresentação, que poderá ser aprimorada com a ajuda de mentores.
(Informações Ric Notícias)