Lourenço Xavier, de 54 anos, preso após incendiar e matar Eliana Guanes, de 59 anos, em uma fazenda na região da Nhecolândia, no Pantanal de Corumbá, possui um histórico criminal que inclui registros por furto, ameaça e violência doméstica. O crime, ocorrido na tarde desta sexta-feira (06), foi registrado como feminicídio.
De acordo com informações do Diário Corumbaense, o agressor teria jogado gasolina sobre Eliana e, em seguida, ateado fogo. A vítima sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus, atingindo cerca de 90% do corpo.
O resgate foi realizado por equipes do Grupamento de Operações Aéreas e da Unidade de Resgate e Suporte Avançado do Corpo de Bombeiros Militar de Campo Grande. Eliana foi transportada de avião até a Santa Casa da Capital, onde chegou às 23h14 já sem sinais vitais. A morte foi confirmada às 23h30.
A Polícia Civil de Corumbá investiga o caso como feminicídio. Após cometer o crime, Lourenço fugiu para uma área de mata, mas foi localizado e preso.
A tragédia reacende o alerta sobre casos de violência extrema contra mulheres em áreas rurais e isoladas, onde o socorro e as medidas de proteção podem ser mais difíceis de serem acionados a tempo. (J.B)