Vereador quer viabilizar exames do intestino pelo SUS
Edvaldo Moreira – 03/11/2009
Profissional da área de enfermagem há anos, o vereador Edvaldo Moreira (PDT) está solicitando do prefeito Ari Artuzi e do secretário municipal de Saúde Mário Eduardo Rocha, que determinem, em regime de urgência, a compra de exames de colonoscopia ou que providencie a ida de pacientes para serem atendidos em Campo Grande, através de convênios como governo do Estado.
O vereador justifica sua reivindicação pelo fato de que o aparelho de colonoscópio do Hospital Universitário, “e que é da parte do SUS, está quebrado há mais de seis meses e a falta deste aparelho para a realização de exames vem causando grandes transtornos aos usuários do Sistema Único de Saúde, inclusive aos pacientes com suspeitas ou em tratamento oncológico”.
A colonoscopia é um procedimento usado para ver dentro do cólon e do reto, e pode detectar tecido inflamado, úlcera e crescimentos anormais. Esse procedimento é usado para procurar por sinais precoces de câncer colo-retal e pode ajudar os médicos no diagnóstico de alterações sem explicação no funcionamento do intestino, dor abdominal, sangramento no ânus e perda de peso.
No caso específico das doenças inflamatórias intestinais, a colonoscopia, através de biópsias, permite estabelecer o diagnóstico correto retocolite ulcerativa ou doença de Crohn. E também permite avaliar se há displasia associada, que é uma alteração que ocorre nos pacientes que têm a doença por longos períodos e que não estão sendo tratados adequadamente. “A detecção da displasia é importante porque sabemos que este é o primeiro passo para a transformação de um tecido normal para um tecido neoplásico ou tumoral, ou seja, um câncer”, explica Edvaldo.
Fonte: Folha de Dourados



