fbpx

Desde 1968 - Ano 56

21.7 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioCulturaMarcia Brito, lança 'A Abelhinha Zabeia' na Bienal do RJ e recebe...

Marcia Brito, lança ‘A Abelhinha Zabeia’ na Bienal do RJ e recebe Prêmio Carioca Excelência Literária

A escritora e educadora Marcia Brito, figura de destaque na literatura sul-mato-grossense, celebra um momento especial em sua carreira com o lançamento de seu novo livro infantil, “A Abelhinha Zabeia”, e o recebimento do Prêmio Carioca Excelência Literária 2025.

O lançamento de “A Abelhinha Zabeia” está confirmado para o dia 14 de junho, sábado, das 13h às 14h, no estande da Editora Articule, durante a Bienal do Livro Rio 2025.

A obra, ilustrada por Yarles Silva Napoleão, narra a história de Zabeia e suas companheiras abelhas que, na cidade de Melado, enfrentam desafios em busca de um novo lar. Unidas pela coragem e pelo amor, elas encontram Dona Jandaia, uma senhora generosa e apaixonada pela natureza, e juntas descobrem o valor da colaboração e da verdadeira amizade.

Paralelamente ao lançamento, Marcia Brito será homenageada com o Prêmio Carioca Excelência Literária 2025, em cerimônia realizada também no Rio de Janeiro, no dia 14 de junho. A premiação reconhece a significativa contribuição da escritora para o cenário literário e cultural.

Uma Trajetória Multifacetada

Marcia Brito, natural de Glória de Dourados e radicada em Dourados, Mato Grosso do Sul, acumula uma trajetória rica e diversificada. Graduada em Letras/Inglês pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e em Administração Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), ela também possui especializações em Consultoria de Imagem e Estilo e Consultoria Corporativa. Em 2024, concluiu sua graduação em Pedagogia e atualmente estuda Terapia Comportamental.

No âmbito profissional, Brito atua como Coordenadora Pedagógica na Escola Municipal Loide Bonfim Andrade e leciona no Ensino Médio Noturno na Escola Estadual Joaquim Ruiz. Além disso, empreende com sua consultoria de Imagem e Estilo.

Especialista em ‘Oralidade e Escrita’, ‘Educação Especial’ e ‘Gestão Pública’, e detentora de um MBA em Self Coaching, Marcia Brito encontrou na escrita uma forma de expressar sua sensibilidade e vivências.

Em 2024, publicou o livro de poesias “Meus, Seus, Nossos Eus” (selecionado para a Feira do Livro de Lisboa) e o livro infantil “Lotatá: a princesa das flores”, em homenagem à sua irmã Elizabethe.

Suas raízes no sítio em Deodápolis nutrem sua imaginação e inspiram suas narrativas. Amante das palavras e das artes, ela utiliza a escrita para apresentar às crianças histórias capazes de transformar vidas.

Reconhecimento e Ação Cultural

Além de sua produção literária, Marcia Brito é reconhecida por sua atuação como agente cultural. Coordena o Projeto Dourados Literatura e História, pelo Grupo Literário Arandu, com apoio da emenda parlamentar do vereador Pastor Sérgio Nogueira (PP) e deputado estadual Dr. Luis Ovando, ela se dedica à promoção da leitura e à valorização dos autores locais. O projeto contemplará 30 bibliotecas de Dourados com obras de escritores da região, fomentando o acesso à literatura e fortalecendo a identidade cultural.

A premiação no Rio de Janeiro é um importante reconhecimento de sua trajetória e impacto, consolidando Marcia Brito como uma voz relevante na literatura contemporânea e um nome essencial na cena cultural do Mato Grosso do Sul.

Marcia Brito, lança 'A Abelhinha Zabeia' na Bienal do RJ e recebe Prêmio Carioca Excelência Literária
Marcia Brito, lança 'A Abelhinha Zabeia' na Bienal do RJ e recebe Prêmio Carioca Excelência Literária
Marcia Brito, lança 'A Abelhinha Zabeia' na Bienal do RJ e recebe Prêmio Carioca Excelência Literária
Marcia Brito, lança 'A Abelhinha Zabeia' na Bienal do RJ e recebe Prêmio Carioca Excelência Literária
- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS