fbpx

Desde 1968 - Ano 56

24 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioEntretenimentoClara Moneke celebra papel de protagonista na Globo: 'Sinto que eu não...

Clara Moneke celebra papel de protagonista na Globo: ‘Sinto que eu não venço sozinha’

Em entrevista à Contigo! Novelas, Clara Moneke falou sobre a oportunidade de dar vida à protagonista Leona em Dona de Mim, novela das sete da Globo

Vivendo sua primeira protagonista em novelas, Clara Moneke celebra a oportunidade na global Dona de Mim. A atriz se diz feliz em ser referência para os que estão chegando e os que estão por vir em entrevista à Contigo Novelas.

Leona é sua primeira protagonista em novelas. Como se sente com esse posto?

“Estou extremamente feliz e orgulhosa. Acho que essa protagonista vem como uma resposta dessa trajetória que venho traçando há anos e anos desde o teatro. Eu entrei na televisão sem saber absolutamente nada do que estava fazendo, mas a minha energia, meu carisma, a minha força me trouxe até aqui. É muito bonito conseguir honrar o caminho de tantos atores pretos que abriram para que eu e tantas outras continuemos calçando essa linda estrada, para os tantos que estão por vir. É uma vitória coletiva, sinto que eu não venço sozinha. O meu corpo representa muito. É muito bonito fazer parte da história. Sinto que eu estou fazendo história mais uma vez”.

Esse lugar também tem uma responsabilidade?

“Grande! Mas estou encarando com muito sorriso no rosto, muito suor na testa, muita felicidade. Tem que ter alegria, tem que sorrir, tem que ter amor e tem que gostar muito! E eu gosto demais!”.

Desta vez sua personagem carrega um drama…

“Tem sido um superdesafio pra mim, ainda mais um drama tão denso quanto esse, a perda gestacional. Tenho muito sonho de ser mãe, mas não passei por isso, então é um trabalho de pesquisa que estou fazendo”.

Dona de Mim é a sua terceira novela e você já conquistou o papel principal da história. Como vê isso? Foi cedo?

“É muito bonito pra mim porque a minha trajetóriam não vem carregada de batalhas árduas, tristezas. Eu não tive que cair, nem me sujar, nem levantar e nem provar nada. Eu cheguei, eu fiz, fui aprovada, fui reconhecida pelo meu talento, meu merecimento. E isso é muito bonito porque é uma história digna, uma trajetória de vitória, de alegria, muito amor e glória. Eu estou extremamente feliz com tudo isso e orgulhosa de mim”.

E você chegou a pensar em desistir, que isso não era para você. Pensa na sua trajetória hoje?

“Muito, todo dia. Sempre que acordo, penso que eu não acreditava que isso poderia ser possível. Eu não via pessoas como eu nos lugares onde estou. Ainda mais vindo do teatro, porque eu comecei no teatro, que tem muito menos apoio. O lugar que estou ocupando agora, na minha cabeça, era imaginável. É muito gratificante poder servir de inspiração para tantos que estão por vir”.

“Torço por todas também. Sou apaixonada por Garota do Momento, vi Mania de Você, estou vendo Vale Tudo. A gente tem que se assistir, tem que celebrar, tem que se fortalecer, porque é um espaço que está sendo conquistado ainda. A gente não chegou a um ideal, então a gente não pode perder isso. E a forma de se fortalecer é se unindo. Eu acredito nessa união. Torço por todas como torço por mim. É uma trajetória muito bonita de atrizes negras brasileiras que vieram de onde eu venho, que tem a cor da pele que eu tenho, isso é mais do que o futuro, é o presente acontecendo. A gente está vivendo o futuro no presente, nós somos o futuro e nós somos o presente”.

Por que as pessoas têm que assistir a Dona de Mim?

“Porque elas vão se enxergar. Todo mundo tem um pouco de Leona, um pouco de Dona de Mim. Essa novela é tão plural, as pessoas vão se identificar. A vida imita a arte, nós somos o espelho da sociedade, então vem se olhar! É a história de uma mulher guerreira, lutadora. A gente tem que contar histórias de mulheres que batalham e vencem. Dona de mim é a cara do Brasil. Novela da Rosane Svartman, que tem a fórmula do sucesso, tem o carisma das crianças, tem PCD, tem trans, tem de tudo, porque o Brasil é isso”. (terra)

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS