O Secretário Executivo da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais (SEAF) da Semadesc, Humberto de Mello Pereira, participou nesta quarta-feira (7) da Vitrine Tecnológica da Banana, promovida pelo Senar, no sítio da Dona Márcia e Sr. Beto, localizado no assentamento Santo Antônio, no município de Itaquiraí.
O evento reuniu cerca de 80 pequenos agricultores interessados em um dia de campo que visou a difusão de técnicas para a produção comercial de banana, goiaba, acerola, maracujá, mamão, entre outras culturas.
Além dos membros da Associação Frutipolpas, também participaram produtores dos assentamentos de Santa Rosa e Tamacavi, além de agricultores de municípios vizinhos como Aral Moreira, Naviraí, Japorã e Glória de Dourados.
Durante o evento, o secretário executivo Humberto de Mello Pereira enfatizou a importância da organização social entre os pequenos produtores, destacando as parcerias com o Senar, a prefeitura, municípios e cooperativas, que são fundamentais para o sucesso observado no dia de campo. Ele ressaltou que essas iniciativas trazem um grande benefício, promovendo a transformação da vida das pessoas e a melhoria da qualidade de vida.
Os associados da Associação Frutipolpas cultivam aproximadamente 30 mil pés de banana, com um potencial de produção média de 600 toneladas em 15 hectares.
Os anfitriões do dia de campo, Sr. Roberto Arantes e Dona Márcia, informaram que o grupo de 12 pessoas que compõem a Associação Frutipolpas gerou mais de 3 milhões de reais no último ano com a comercialização de banana e goiaba.
Dorly Pavei, coordenador de Assistência Técnica e Gerencial (ATEG) do SENAR, comentou que o dia de campo é um evento que traz a teoria para a prática, permitindo que os agricultores implementem o conhecimento adquirido.
