José Henrique Marques –
O ex-deputado João Grandão será o vice da doutora em Educação e mestre em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Rosa Dantas, que deverá ser eleita na presidência do Diretório Municipal do PT, em eleições diretas do partido marcadas para 6 de julho.
Embora a eleição do vice-presidente e demais cargos da Executiva Municipal serão definidos pelo conjunto dos 16 membros titulares do Diretório a serem eleitos, o nome de João Grandão também é consensual (assim como de Rosa Dantas) entre as correntes internas do PT – a Construindo um Novo Brasil (CNB), a Articulação de Esquerda (AE), a Democracia Socialista (DS), que é presidida no Estado pelo ex-deputado, o Núcleo Universitário, os independentes e o mandato do vereador Franklin Schmalz.
As correntes entendem que João Grandão irá colaborar com Rosa Dantas na condução do PT em Dourados, pela experiência que adquiriu ao longo de 35 anos de filiação, tendo sido vereador, deputado estadual e federal e superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Mato Grosso do Sul.
De fato, é impossível dissociar a história do PT de Dourados da trajetória política de João Grandão. Ele vem contribuindo na construção partidária desde os anos 90, e não somente nos momentos vitoriosos, mas nas derrotas, nas articulações nacionais, nas coordenações de campanhas majoritárias, como do ex-prefeito Laerte Tetila, em cuja reeleição foi fundamental.
Em Dourados, o PT passa pelo processo de renovação e Rosa Dantas é um dos principais quadros da atualidade, ao lado da deputada estadual Gleice Jane, do vereador Franklin, do professor Tiago Botelho, das professoras Cris Terena e Suely Rocha, do sindicalista Adriano Carteiro Teles, entre outras jovens lideranças.
As eleições diretas do PT são em níveis nacional, estadual e municipal. Para o Diretório Estadual, João Grandão apoia a candidatura do deputado federal Vander Loubet, da corrente Resistência Socialista, a RS, e que disputará com Humberto Amaducci, da AE.
Além das atividades políticas partidárias, João Grandão continua militando onde começou sua carreira pública, no Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, do qual já presidiu e atualmente é diretor jurídico.
