fbpx

Desde 1968 - Ano 56

27.1 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioColunistaHabemus papam! Temos o Papa

Habemus papam! Temos o Papa

José Tibiriçá Ferreira Martins (*) –

Nós temos como língua oficial o português que é o terceiro idioma mais falado no mundo em 9 paises lusófonos e em regiões que foram províncias ultramarinhas, portuguesas como Macau na China e Goa na Índia. As linguas neolatinas surgiram do Latim, região do Lácio em latim Latium, uma região histórica da Itália central na qual a cidade de Roma foi fundada e cresceu até tornar-se a capital do Império Romano. Após a queda do Império surgiram as linguas neolatinas como o Português, o Espanhol, Catalão, Galego, essas duas províncias autônomas espanholas, o Italiano, o Francês e Romeno.

No Vaticano o Italiano é a língua para todos os assuntos oficiais e o Latim continua sendo oficial da igreja universal e também é usado como referência para tradução de documentos importantes para as línguas modernas.

A frase latina acima é uma expressão que tradicionalmente se profere após a escolha do sucessor de São Pedro que foi um apóstolo de Cristo, escolhido para dar continuidade à sua missão aqui na terra.

Considerado o primeiro Papa romano e de Jesus é a seguinte frase: “Tu és Pedro e desta pedra edificarei a minha igreja: Mateus 16:18. Uma declaração de Jesus a Simão Pedro onde ele promete construir a igreja sobre a fé e confissão de Pedro que reconheceu Jesus como Messias”. “A Pedra pode ser interpretada sobre várias formas, incluindo como líder da igreja a fé de Pedro ou mesmo a própria fé em Cristo”.

Eu tive a oportunidade de estudar a língua latina por 11 anos, no curso ginasial, colegial e no curso universitário de Letras com Inglês. Os eruditos ou os grandes oradores em seus discursos proferidos outrora com algumas exceções hoje, costumavam usar expressões latinas, como essas: data vênia, com todo respeito quando se contraditava alguém; status quo, conforme o estado da coisa; sine die, para outro dia; et cetera, e assim por diante.

No terceiro colegial clássico no Seminário Santo Antonio em Agudos-SP, frei Reinaldo Müller, nosso mestre exigiu que decorássemos 85 provérbios latinos para a prova final. No dia 12 de junho de 1970 datilografei caprichosamente os proverbios para facilitar a decoração cujo texto guardo há praticamente 55 anos em meus arquivos. Posto abaixo a relação deles, pois alguém talvez possa se interessar.

Nos cursos universitários de hoje os alunos têm um conhecimento muito superficial sobre o Latim.

Não considero que seja uma língua morta como se comenta, pois podemos nos comunicar pelas redes sociais com amigos de outros países que não falam nosso idioma.
Se alguém tiver interesse em obter aulas particulares estou à disposição.

Dourados-MS. 07 de maio de 2025.

(*) Advogado e produtor rural na Picadinha.

Habemus papam! Temos o Papa


- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS