Pular para o conteúdo
Sábado, 7 de novembro de 2026 Dourados 26 °C

Desde 1968 Ano 58

Desde 1968 · Ano 58

Agora
Arquivo

Movimento Internacional pelo Parto Normal

Enfermagem – 11/11/2009

Profissionais de enfermagem de todo o Brasil e do exterior se reuniram no Rio de Janeiro, nos dias 4 e 5 de novembro, pelo Movimento Internacional pelo Parto Normal. 

Em pauta, “A importância da atuação do profissional de enfermagem na política pública para redução da mortalidade materna e neonatal”.

O evento, organizado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo), em parceria com o The Royal College of Midwives (RCM), contou com a participação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), representada por Jacqueline Alves Torres, também enfermeira e especialista em regulação de saúde suplementar, que falou sobre a atuação das enfermeiras obstétricas na atenção ao pré-natal e ao parto como contribuição à política pública para a redução da mortalidade materna e neonatal no Brasil. 

Durante o encontro, os presentes também puderam saber mais sobre a experiência inglesa, onde os níveis de partos cesáreos são bem menores que no Brasil, e sobre o modelo inglês de atenção ao parto por enfermeiras obstétricas e obstetrizes em hospitais e casas de parto, em palestra de Jane Sandall. 

Ainda sobre a experiência inglesa, falou a professora Francis Day-Stirck, cuja palestra teve como tema: Diretrizes da atenção ao parto por enfermeiras obstétricas baseadas em evidências científicas do Royal College of Midwives.

Ao final do evento, aconteceu o lançamento da campanha Cofen/Abenfo pelo parto normal, que contou com a presença do sanitarista Oscar Berro, representando o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Fonte: www.ans.gov.br

Anuncie na Folha de Dourados

Desde 1968 informando Dourados e a Grande Dourados.

Fale com o comercial