A Administração Antidrogas dos EUA (DEA, na sigla em inglês) disse no domingo (27) que prendeu 114 imigrantes, em uma operação em uma boate de Colorado Springs, informou a agênciia de notícias Reuters.
A operação foi uma das maiores em número de prisões desde que o presidente Donald Trump assumiu o cargo em 20 de janeiro.
“Esta manhã, [o DEA] prendeu mais de 100 estrangeiros ilegais em uma boate subterrânea frequentada por terroristas da Tda e e MS-13”, disse a procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, no X.
A postagem de Bondi não dizia diretamente se os presos faziam parte da gangue venezuelana Tren de Aragua (Tda) e de outra gangue salvadorenha MS-13.
“Cocaína, metanfetamina e cocaína rosa foram apreendidas. Duas pessoas também foram presas com base em mandados existentes”, acrescentou.
A DEA disse separadamente que “os ocupantes da boate subterrânea ilegal em Colorado Springs receberam vários avisos para sair”.
Trump prometeu deportar imigrantes que estão ilegalmente nos EUA e tornou isso uma questão de assinatura para sua presidência.
A DEA disse que as 114 pessoas foram colocadas em ônibus para processamento e provável deportação. Acrescentou que a boate tinha mais de 200 pessoas lá dentro e 114 delas estavam ilegalmente nos EUA.
Aumento de fiscalizações
As agências dos EUA intensificaram as ações de fiscalização desde que Trump assumiu o cargo.
Um dia antes, o Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA disse que a agência e as autoridades estaduais da Flórida prenderam quase 800 pessoas que estavam ilegalmente nos EUA durante quatro dias, no que chamou de “repressão massiva e multi-agências de fiscalização da imigração”.
(Informações G1)