fbpx

Desde 1968 - Ano 56

14.4 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioDouradosDourados: secretário de Educação acena e cria expectativa no Simted

Dourados: secretário de Educação acena e cria expectativa no Simted

José Henrique Marques –

O professor Carlos Vinícius da Silva Figueiredo demonstrou muito mais do que eloquência no discurso de posse na Secretaria Municipal de Educação, na manhã de ontem (1), na Escola Municipal Lóide Bonfim Andrade, no Jardim Água Boa. Ao lado do prefeito Alan Guedes (PP), ele disse com todas as letras que procurará o “Thiago (Coelho)” – o presidente reeleito do Simted-Dourados e revelou, assim, ser um agente público adepto ao trivial e necessário diálogo.

A fala do novo secretário criou grande expectativa no Simted (o maior sindicato de trabalhadores de Dourados) no sentido de que houve mudança de postura na administração municipal e, agora, muitas demandas pendentes com a Prefeitura podem ser destravadas, desde que Carlos Figueiredo tenha autonomia.  

Coincidência ou não, também ontem, a Prefeitura enviou ofício ao Simted atendendo pedido de audiência: marcada para às 10 horas, de 12 de março.

Nos últimos três anos, a relação institucional  entre a Prefeitura e o Simted foi conflituosa, com greves, protestos e notas públicas. Os sindicalistas e a deputada estadual e ex-presidente do Sindicado, Gleice Jane (PT), em várias oportunidades públicas e em declarações à impressa atribuíram boa parte da contenda ao “comportamento autoritário” da ex-secretária Ana Paula Benitez.

Há pouco tempo, por exemplo, Gleice Jane reclamou com Alan Guedes que a secretária de Educação não falava mais com ela, a fim de debater pautas importantes para Rede Municipal de Ensino. Em várias reuniões, inclusive na Prefeitura, Ana Paula Benitez não compareceu.

Carlos Figueiredo, ao contrário de sua antecessora, circula bem nos espaços políticos em Dourados e Campo Grande. Participa de atividades sindicais, sobretudo na Fetems, embora nos últimos anos não teve relação próxima com a diretoria do Simted. É visto pela categoria como técnico com postura de diálogo.

O secretário é professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa do IFMS Campus Dourados. Doutorado em LETRAS pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com pesquisa realizada na Texas University (Estados Unidos). Graduação e Mestrado em LETRAS pela UFMS em Três Lagoas. Magistério pelo CEFAM-JALES. Integrante do Programa de Estágio Brasil-Canadá em Educação Profissional e Pesquisa Aplicada no Seneca College. Tem experiência em Gestão Escolar e Letras, atuando nos seguintes temas: gestão, identidade, fronteira, subalternidade, Clarice Lispector e Gloria Anzaldúa. Foi Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Coxim. Autor do livro: O direito ao grito: a hora do intelectual subalterno em Clarice Lispector.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS