fbpx

Desde 1968 - Ano 56

27 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioArquivoTouro de Campo Grande entra para história como primeiro Nelore mapeado geneticamente

Touro de Campo Grande entra para história como primeiro Nelore mapeado geneticamente

Geral – 05/05/2010

O touro “7308 PO Perdizes”, da Fazenda Perdizes, de Campo Grande, entrou para história científica mundial como o primeiro zebuíno nelore do mundo a ter o genoma totalmente sequenciado. A raça foi escolhida porque representa 80% do rebanho bovino brasileiro.
A pesquisa avaliou milhares de animais e selecionou 3 mil que foram para etapa final. Destes, o touro campo-grandense foi validado para ter o sequenciamento realizado na Universidade de Alberta, no Canadá. O anúncio oficial foi feito pela empresa Genoa Biotecnologia, que financiou e conduziu o estudo.
“É uma conquista para o mercado brasileiro, pois os estudos foram todos conduzidos e financiados por nós mesmo”, ressaltou Luis Fernando Câmara Lopes, diretor comercial da Genoa. Segundo ele, o touro que nasceu em Campo Grande desfruta da fama viajando para períodos de coleta de sêmem por todo o Brasil. “Hoje ele está em Sertãozinho, mas deve retornar para o Mato Grosso do Sul em breve”, conta.
Efeitos para os consumidores
Com o trabalho, foram identificados os marcadores moleculares que determinam cinco características importantes para aproveitamento ecoômico dos animais: área de lombo, precocidade sexual, acabamento de carcaça, ganho de peso e docilidade.
Segundo a Universidade, o mapeamento genético de animais terá efeitos positivos para os consumidores no futuro. “Os consumidores serão beneficiados com produtos mais baratos e saudáveis nas prateleiras dos supermercados,” promete Stephen Moore, Diretor do Programa de Genoma Bovino da Universidade de Alberta.
O trabalho foi realizado em sete meses com um custo de US$ 65.000. A primeira vaca foi mapeada em 2009 após quatro anos com um custo de US$50 milhões.

Fonte: Midiamax

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS