O município de Itaporã celebra neste domingo (10), 70 anos de emancipação político-administrativa de Dourados.
Com a economia fortalecida pelo agronegócio, Itaporã é conhecida como “Cidade do Peixe” e tem, segundo o último Censo do IBGE 24.137 mil habitantes.
Após a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), que devastou a região, Itaporã foi criada inicialmente como a Colônia Municipal de Dourados, com uma área de 50 mil hectares destinada à colonização. A área estava compreendida entre os rios Brilhante e Panambi. Segundo a página do município, Itaporã é um tempo de origem tupi, que significa “pedra bonita”.
O início da colonização da área se iniciou ao século XVII, período em que os bandeirantes exploravam as águas do Rio Brilhante em direção às minas de Cuiabá.
Ainda conforme o instituto, em 1944 chegaram as primeiras famílias na região, no ano seguinte as crianças começaram a ter aula. Em 1950 foi construída a primeira capela em um pequeno salão. Anos depois, em dezembro de 1953, Itaporã conquista a emancipação política.
Para celebrar o aniversário do município, a dupla Rio Negro e Solimões se apresenta neste domingo, ainda haverá shows com DJ e artistas Prata da Casa.