Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) vai realizar um importante evento, com palestras e diálogos sobre as conquistas, direitos e desafios das mulheres, o evento tem como público-alvo alunas servidoras da Instituição.
Na parte da manhã no dia 08 de março, as Pró-reitorias de Desenvolvimento Humano e Social (PRODHS) e Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) receberão as servidoras técnicas, docentes e funcionárias terceirizadas no Auditório do Bloco A da Unidade Dourados para uma palestra, seguida de um momento de confraternização. A palestra será “A Saúde Mental da Mulher Contemporânea”, com a psicóloga organizacional, Danielly Miranda Barbosa. O evento será transmitido para todas as unidades universitárias.
À noite, a programação segue! Será exibido um curta-metragem abordando a violência doméstica, e após, haverá uma palestra de Mariana Gomes da Rocha, bacharel em Direito pela UFRJ, palestrante sobre violência contra mulheres e crianças, ex-Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Dourados, Jornalista no Jornal Folha de Dourados, Consultora em Comunicação e Políticas Públicas e Coordenadora Nacional do International Youth Day Brazil.
Logo após, a Divisão de Atendimento Estudantil (DAE) e o Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE) realizarão uma mesa-redonda com a temática “Trajetórias de mulheres: dias de luta, dias de glória”. O evento contará com o depoimento de alunas e egressas da UEMS sobre suas experiências de vida e dificuldades enfrentadas, enquanto representantes da nossa diversidade.
Programação – 08 de março de 2023:
19h30 – Abertura
19h40 – Curta-metragem: “O ato”
20h00 – Palestrante: Mariana Gomes da Rocha
20h40 – Mesa com alunas e egressas da UEMS, contando suas histórias de acesso e permanência na Universidade: Rebeka Santos Teixeira Oliveira (egressa/Pedagogia – representatividade negra); Vagna Avalo (aluna/Ciências Biológicas – representatividade indígena); Emília Ribeiro da Silva (egressa Letras – representatividade geracional); Mbene Diouf (aluna/Ciências da Computação – representatividade imigrante/Senegal); Ariane Silva (aluna/Ciências Biológicas – representatividade LGBTQIA+)
21h30 – Debate
O evento será realizado de forma híbrida: presencial (no anfiteatro do Bloco A), e com transmissão pelo canal da DAE no Youtube. O(a) participante receberá certificado de 4 horas, tanto para quem participar presencialmente ou de forma virtual.
Para participar, a inscrição gratuita deve ser realizada neste link: https://www.sympla.com.br/evento/dia-internacional-da-mulher-trajetorias-de-mulheres-dias-de-luta-dias-de-gloria/1885405