O advogado Wilson Mattos, que percorre todas as aldeias do Estado para tornar-se o primeiro deputado federal indígena de Mato Grosso do Sul, pretende, se eleito, ir além da defesa da causa indígena, sua prioridade. A preservação do meio ambiente, a igualdade, o desenvolvimento sustentável e a justiça social serão também bandeiras que defenderá na Câmara dos Deputados.
“Sou humanista e um apaixonado pela natureza”, diz o candidato do Podemos, garantindo que se engajará em todas as causas que visem o bem-estar das pessoas, apresentado e propondo matérias afins.
Desde a pré-campanha Wilson Mattos vem percorrendo todas as 87 aldeias do Estado, das quais 75 são rurais e 12 urbanas, distribuídas em 73 dos 77 municípios sul-mato-grossenses. Ele trabalha para conquistar dezenas de milhares de votos entre os 79 mil eleitores indígenas.
“Estou feliz e confiante de que terei votação suficiente para defender minhas causas em Brasília”, diz o Wilson Mattos, ressaltando que a comunidade indígena está consciente da importância de “termos no Congresso Nacional representantes legítimos dos povos originários”.
De acordo com Wilson Mattos, o fato de ser candidato por um dos maiores partidos do País é um ânimo às lideranças indígenas, já que o Podemos, segundo as pesquisas, deve ficar com uma das oito vagas de MS na Câmara dos Deputados.
Nascido na Aldeia Jaguapiru, em Dourados, Wilson Mattos da Silva, é filho de mãe Terena e pai de tradicional família: Mattos. Tem sua trajetória de vida marcada por sofrimento, desafios e muitas conquistas. Trabalhou ainda jovem no corte cana de açúcar para ajudar no sustento da família. Mais tarde, quando era radialista foi incentivado por um colega de trabalho a concluir os estudos e a ingressar na universidade.
Desde então os desafios se tornaram cada vez maiores. Porém as conquistas superaram as expectativas. Formado em Direito pela Unigran, é pós-graduado em Direito Constitucional e é advogado criminalista militante em Dourados.
Wilson Matos concorreu a vereador em 2016, obtendo 1084 votos. Em 2020 Matos foi o primeiro candidato indígena a concorrer à prefeitura da segunda maior cidade do estado, obtendo 5.667 votos.
