fbpx

Desde 1968 - Ano 56

19.8 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioArquivoPopulação não recenseada pode agendar visita na internet

População não recenseada pode agendar visita na internet

Cidades – 27/10/2010

 

Faltando poucos dias para o fim da coleta de dados para o Censo 2010, os sul-mato-grossenses que ainda não tiveram suas casas recenseadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) podem agendar, pela internet, a entrevista com um recenseador. O IBGE encerra os trabalhos para o censo no próximo domingo.
Para agendar a visita, basta acessar, no site do IBGE (www.ibge.gov.br), uma área específica para o preenchimento de um formulário. As informações serão encaminhadas às unidades estaduais do IBGE, que entrarão em contato com o morador em até 48 horas, para agendar a visita.
Ainda segundo a coordenadoria estadual do Censo em MS, o agendamento também pode ser feito pessoalmente, em um posto de coleta de dados, ou por telefone, entrando em contato com a agência do instituto nos municípios. Para consultar o telefone da agência mais próxima à sua residência, o IBGE disponibiliza o telefone 0800-721-8181. O número, no entanto, não realiza agendamentos.
As entrevistas para o Censo 2010 começaram em 1º de agosto. No Estado, 93,03% dos municípios já tiveram a fase de coleta do Censo 2010 finalizadas. Até ontem, de acordo com o site de acompanhamento atualizado diariamente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o trabalho dos recenseadores continua em 7 municípios. No MS já foram recenseados 741.658 domicílios, o que resultou até o momento em uma população estimada em 2.382.912 pessoas.
A média de moradores por domicílio é de 3,21 pessoas. Nos municípios de Camapuã, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo e Selvíria o trabalho do IBGE continua na fase de coleta.
Em Dourados, a população recenseada chega a 189.923, o que corresponde a uma média de 3,23 pessoas por domicílio. No entanto, no município várias pessoas afirmam ainda não ter recebido a visita do Censo 2010. Apenas na redação do Diário MS, seis pessoas não foram entrevistadas pelos recenseadores.
A coordenadoria estadual informou ainda que o IBGE não vai encerrar os trabalhos do Censo enquanto não revisitar todos os domicílios que estavam fechados no momento da passagem dos recenseadores.
De acordo com o IBGE, o Censo é a única pesquisa que visita todos os domicílios do país para traçar um perfil abrangente da população. Os resultados são repassados ao TCU (Tribunal de Contas da União) e servem de parâmetro para o repasse de verbas federais a cada cidade. A partir das estimativas populacionais são definidas as cotas do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios, segundo o Instituto.

Fonte: diarioms

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS