fbpx

Desde 1968 - Ano 56

12.2 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioArquivoIshy propõe aumento de vagas no curso de medicina da UFGD

Ishy propõe aumento de vagas no curso de medicina da UFGD

Política – 09/05/2011

 
O vereador Elias Ishy (PT) entregou ao reitor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Damião Farias, indicação para o aumento do número de vagas do curso de medicina. Para o vereador, um aumento significativo no número de vagas oferecidas pela instituição federal iria ao encontro das demandas da Saúde na cidade de Dourados, que é referência no atendimento médico-hospitalar da região sul do Estado.
“É possível incorporar em nosso projeto de expansão o aumento das vagas para o curso de medicina para atender a essa demanda apresentada pela Câmara Municipal” afirmou Damião Farias. O reitor deve apresentar o projeto de expansão da UFGD na Câmara Municipal em data a ser estipulada.
Damião lembra que a UFGD tem adotado a especialização dos profissionais da saúde como forma de garantir, além do aperfeiçoamento profissional, o atendimento público de qualidade no HU (Hospital Universitário). Atualmente a universidade oferece cinco residências médicas (especialização): Em cirurgia geral, clinica médica, pediatria, ginecologia e multiprofissional. O objetivo é aumentar o número de residências em outras especialidades.
Para Elias, uma vez que a proposta da universidade é expandir, a área de saúde deve ter atenção especial devido à falta de profissionais no interior do Estado e beneficiaria principalmente a entrada de estudantes de Dourados e do Estado, o que favoreceria a permanência na região após o término do curso.
Ishy lembra que um dos objetivos do Governo Dilma é aumentar a capacidade técnica do país principalmente em cursos da área de exatas (como as engenharias) e da área da saúde. Segundo o Plano Nacional da Educação ao menos 33% dos jovens deverão estar matriculados no ensino superior nos próximos anos.
Elias que cobra do Governo do Estado comprometimento com o ensino superior principalmente com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, lembra que em outros estados o incentivo à abertura de cursos na área da saúde é maior.
“Em Mato Grosso, por exemplo, o Governo do Estado está encampando luta pela abertura de três novos cursos de medicina”, afirmou Ishy. Serão implantados cursos em Cáceres na Universidade Estadual de Mato Grosso, em Rondonópolis, em parceria com instituição privada e em Sinop, na UFMT. “Nossa administração estadual deveria seguir o exemplo de nosso vizinho Mato Grosso. É essencial dar autonomia à UEMS e incentivar a abertura de novos cursos” disse o vereador.
A indicação à reitoria da UFGD pelo aumento de vagas no curso de medicina foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, demonstrando assim a necessidade desta demanda para o município e região. O objetivo do Vereador Elias Ishy é ampliar o debate com a sociedade na perspectiva de garantir apoio para ampliação do curso de Medicina.

Fonte: Folha de Dourados

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS