O número de investidores na bolsa de valores continuou subindo, mesmo com a crise desencadeada pelo COVID-19. Cerca de 900 mil pessoas ingressaram no mercado de ações no Brasil. Esse crescimento se deu principalmente pela queda da taxa básica de juros.
Durante esse período de isolamento social, houve um aumento pela procura da educação financeira e esse tema foi muito difundido nas redes sociais, desmistificando alguns pontos do investimento em renda variável, tornando o investimento mais simples e fácil.
A popularização das redes sociais acerca do mercado financeiro, trouxe uma linguagem mais leve e simples, atraindo não somente investidores como também pessoas sem conhecimento do mercado acionário.
As corretoras de investimentos estão empregando cada vez mais em conteúdo para atrair aspirantes a investidores no mercado nas redes sociais, oferecendo cursos de capacitação e melhoria da saúde financeira e vídeos educativos. Cada trader ou corretoria faz uso de algum tipo de estratégia para atrair e fidelizar seguidores.
Com a AvaTrade Youtube conheceremos as redes sociais que são mais usadas para atrair novos investidores:
Facebook como ferramenta de investimento
Novos investidores buscam um home broker para iniciar seus investimentos no mercado de ações, com retorno rápido mesmo que represente uma alta volatilidade e alto risco de perda.
O facebook se tornou um facilitador no processo de compra e venda de ações para iniciantes, sendo uma das redes sociais que mais capta novos investidores.
Twitter e o mercado de ações
O twitter também é uma das redes sociais mais utilizadas para informar e orientar traders experientes e novos investidores, trazendo relatórios econômicos, sendo usado também como um fórum de debates após fechamento do pregão e troca de informações. O twitter conta também com perfis oficiais das bolsas de valores de todo o mundo.
Mercado de investimentos no Instagram
Em tempos de pandemia isolamento social o instagram vem tornando a rede social mais popular e querida no mercado de ações, por ser mais interativo e um pouco menos formal com uma linguagem mais simples e de fácil entendimento para aqueles que estão chegando e são leigos, com o instagram os traders e corretoras de ações trazem situações cotidianas onde uma piada pode se transformar e um meme, trazendo também conteúdos motivacionais e educativos.
Youtube a rede social com maior nicho do mercado acionário
O youtube, é a primeira plataforma utilizada para falar de educação financeira e melhoria da saúde financeira.
Investidores abordam temas complexos com uma linguagem simples e de fácil entendimento, como; investimentos, o funcionamento do mercado de ações, entre outros diversos temas abordados na plataforma.
As redes sociais e a internet contribuíram na propagação de informações acerca do mercado de ações, porém, esse ainda é um tema que pode intimidar quem está iniciando ou pensa em iniciar nesse mercado, perfis de traders e corretoras nas redes sociais tem ajudado a desmistificar e popularizar o mercado de ações. Porém, é recomendável não só seguir o perfil de uma corretora ou trader, mas que se mantenha atualizado com sites de notícias do mercado financeiro confiável e consultores de finanças experientes. A internet dá cada vez mais poder aos investidores.