A cultura organizacional é um detalhe importante demais para ser deixada de lado. Ela consiste em um sistema de valores, ideais e atitudes que determinam a forma como uma organização pode gerenciar o seu negócio de modo prático e seguro.
A cultura da empresa é uma espécie de bússola que conduz o comportamento e os objetivos dos funcionários. Ou seja, ela contempla práticas, ações, princípios, prioridades, crenças, enfim, todos aqueles fatores que podem ser decisivos para uma organização se tornar competitiva e atuante no cenário em que faz parte.
Além do mais, ela não tem relação apenas com o comportamento dos colaboradores, mas também com o modo de conduzir as estratégias e tratar os seus clientes.
Por isso, para manter você por dentro desse tema tão importante para a gestão empresarial, confira as informações que preparamos nesse artigo.
Conheça os 7 elementos da cultura organizacional
A cultura organizacional é bastante abrangente. Ela envolve uma série de fatores relacionados com o seu negócio e que implicam diretamente no modo como ele é gerenciado, como os colaboradores agem e, consequentemente, como é o atendimento.
Posto isso, para uma melhor compreensão de como ela funciona e como deve ser administrada, é fundamental conhecer os principais elementos que a constituem. Vamos ver quais são?
1 – O tipo de linguagem
Cada empresa possui um tipo de linguagem. A Netflix, por exemplo, tem uma postura diferenciada de uma organização como a Apple, que atua em outro segmento e com um produto bem distinto. São empresas distintas e com linguagens próprias.
Portanto, cada empresa possui os seus próprios métodos para interagir com o público, analisando bem o perfil dos clientes.
2 – Rituais
Uma empresa é um grupo de pessoas. É importante que para se manter unido um grupo cumpra algum ritual específico.
Imagine um time de futebol, por exemplo: é normal que antes de entrar em campo os jogadores estabeleçam alguma cerimônia, como, por exemplo, orar ou repetir um determinado grito de incentivo.
No ambiente de uma empresa a situação não é tão diferente. Porém, nesse caso, tais ritos normalmente são eventos, comemorações festivas em datas específicas, reuniões realizadas de forma periódicas e ações de marketing efetuadas em períodos determinados.
Tais rituais, de certa forma, criam um sentimento de coesão entre os colaboradores. Eles também reforçam os valores e a missão da empresa, incentivando os funcionários a se sentirem parte importante de um grupo de pessoas com objetivos comuns.
3 – Histórias
Toda e qualquer cultura é constituída por histórias. A cultura de um país tem as suas histórias e os seus grandes protagonistas. Uma cidade tem a sua história devidamente documentada e que cria um sentimento de unidade entre os seus cidadãos.
Histórias são meios importantes de transmitir mensagens. É por isso que uma empresa também é feita de história. Inclusive uma empresa nova no mercado, a cada dia que passa, está construindo a sua história para ser lembrada no futuro e incentivar os seus colaboradores.
O modo como a empresa foi fundada, o protagonismo dos seus fundadores e os colaboradores que ao longo dos anos contribuíram para o desenvolvimento da empresa. Esses são detalhes que reforçam o quanto a história é um elemento importante para a cultura organizacional.
4 – Valores
É um dos elementos mais conhecidos em se tratando de cultura organizacional. Cada empresa preza por valores específicos. É essencial que esses valores estejam sempre bem claros para os colaboradores e também para os clientes.
Os valores são criados pelos fundadores da empresa. É como se eles fossem os alicerces que sustentam o que a empresa acredita e defende.
Para que uma empresa mostre os seus valores, ela deve agir no dia a dia com coerência. De nada adianta, por exemplo, afirmar que em seus valores se dá a devida importância para a ética e a verdade, mas de repente, aparece envolvida em algum escândalo de corrupção.
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5 – Símbolos
Eles consistem em importantes meios de representação para qualquer coisa em nossa sociedade. As religiões possuem os seus símbolos. O símbolo de um país é a sua bandeira, o principal símbolo de uma empresa é a marca.
A marca é importante porque torna a empresa identificável em qualquer lugar do mundo, vide a maçã mordida da Apple e a “gigante vírgula deitada” da Nike. Tais representações visuais são importantes para a empresa.
6 – Crenças e pressupostos
Elas representam aquilo em que todos os envolvidos no negócio acreditam e apoiam. São fatores considerados verdades e que, de um modo geral, estão relacionados aos propósitos fundamentais da organização.
Há várias empresas que deixam aberto ao público as crenças e pressupostos. Isso é uma boa maneira não apenas de manter uma relação de transparência com o seu público de consumidores, mas também para atrair aqueles profissionais interessados em fazer parte do time.
A Natura, apenas para citar esse exemplo, é uma empresa que deixa claro as suas crenças.
7 – Artefatos
São elementos da cultura organizacional de uma empresa que saltam aos olhos. Eles são todos os detalhes que são evidentes na empresa. Entre eles estão os produtos, os serviços, a decoração dos ambientes, os uniformes, a arquitetura e até o grau de formalidade.
Enfim, tudo aquilo que transmita visualmente o que a organização quer representar para os seus clientes.
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Como criar uma cultura organizacional para o seu negócio
A compreensão do que são os elementos da cultura organizacional é importante. Por meio deles você passa a ter uma melhor noção de como criar uma para a sua organização.
Ter uma cultura bem definida ajuda o gestor a elaborar as estratégias de marketing, orienta na contratação dos funcionários e possibilita uma interação mais eficiente com os clientes.
Para você criar uma cultura organizacional é essencial saber o que diferencia a sua empresa dos outros concorrentes, entender bem as características do seu produto ou serviço, sabendo muito bem como eles vão auxiliar o cliente a sanar os seus problemas.
A partir dessa base, você terá condições de definir aqueles pilares fundamentais, como os valores, a missão e a visão do seu negócio.
Por fim, você estará apto a contratar os colaboradores que possuem o fit cultural perfeito com a sua empresa, ou seja, que são compatíveis com o que a sua organização acredita, defende e valoriza.
Por isso, na hora de realizar os processos de seleção de novos talentos, é importante mapear os potenciais colaboradores que apresentam o perfil mais adequado para trabalhar de acordo com os valores que a sua companhia tanto preza.
A importância disso é reduzir ao máximo a rotatividade de colaboradores a longo prazo, algo que é extremamente prejudicial para qualquer negócio, pois obriga que muitos dos projetos tenham que ser refeitos ou cancelados.
A cultura organizacional é fundamental para reter talentos e conquistar clientes
Ela também é um aspecto muito importante para a empresa se tornar bastante relevante e competitiva no mercado.
Conhecer os elementos básicos que constituem uma cultura organizacional auxilia a gestão do negócio de várias maneiras. Sem ela é como se o empreendedor navegasse sem um mapa, à deriva.
E aí, o que você achou do artigo? Você já fez um raio-x na cultura organizacional do seu negócio?