Desde 1968 - Ano 56

34.4 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioArquivo"Período de estresse'' pode fazer pouco efeito em Cielo no Mundial

“Período de estresse” pode fazer pouco efeito em Cielo no Mundial

Esportes – 23/07/2011

O brasileiro Cesar Cielo passou por um período de muita tensão desde o dia 1º de julho, quando foi anunciada a sua advertência pela presença do diurético furosemida em sua urina, até esta quinta-feira (21), em que foi liberado pela CAS (Corte Arbitral do Esporte) para competir no Mundial de Xangai. Embora o dano psicológico possa ter ocorrido, o campeão olímpico deve ter perdido pouco ou nada no quesito físico.
Cielo diz que a verdade prevaleceu
CAS mantém advertência e Cielo está livre
Fina diz que fez seu trabalho
Mesmo com alguns treinos perdidos e a intranquilidade de ver seu nome ligado a um escândalo e uma possível trapaça, Cielo estava em uma fase de atividades em que não precisava mais pegar tão pesado nos treinamentos.
O polimento, como é conhecido, é o período de tempo em que os nadadores largam os treinos pesados e passam a reduzir a quantidade nadada nos treinamentos, a fim de poupar o corpo antes de uma competição importante.
Advogado de Cielo diz que contaminação foi provada
Esse tempo varia de acordo com o treino de base anterior, mas geralmente vai de uma a três semanas. No caso de Cielo, quando o Brasil retornou do Crystal Palace, em Londres, já estava prevista uma diminuição na carga de treinamentos e a aclimatação, em Macau, não foi diferente, com menos esforço do que antes.
Rivais ficam furiosos com absolvição
Assim, alguns treinos perdidos e a preocupação com a possível suspensão podem ter, em Cielo, um efeito mais psicológico do que físico. Contudo, o brasileiro é conhecido pelo seu psicológico forte, o que pode minimizar e muito os efeitos do problema.
CBDA exalta primeiro painel de doping
Agora o brasileiro terá de aguentar a pressão dos rivais. Vários deles já reclamaram nesta quinta-feira sobre a “absolvição” de Cielo. Assim, o brasileiro terá, mais do que nunca, inimigos na raia ao lado. Roland Schoeman, campeão olímpico em 2004, foi um dos “indignados”.
– A Fina e a CAS prestaram um grande desserviço para o mundo da natação, e abriram um perigoso precedente.
Outro que mostrou irritação com a decisão da CAS foi o alemão Marco di Carli, dono da melhor marca do mundo nos 100 m livre nesta temporada, 48s24, dois centésimos melhor do que Cielo.
– É uma grande surpresa. Todos tinham certo de que haveria pelo menos uma punição leve. É um pouco irritante que, enquanto fazemos coisas de uma forma, outras federações têm métodos diferentes. Agora, tenho de me concentrar em mim.
Steffen Deibler, outro velocista alemão da elite mundial, também criticou a decisão e jogou pressão no brasileiro.
– Cesar vai participar do Mundial de Xangai. A Fina novamente não agiu contra o doping. Muito falso e triste na minha humilde opinião.
Cielo terá a chance de calar os críticos (ou fazê-los reclamar ainda mais) a partir deste sábado (23), quando disputa as primeiras provas: as eliminatórias dos 50 m borboleta e do revezamento 4×100 m livre.

Fonte: R7

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS