fbpx

Desde 1968 - Ano 56

27 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioBrasilStartup de MS é listada entre as 100 mais inovadoras do Brasil...

Startup de MS é listada entre as 100 mais inovadoras do Brasil em ranking internacional

Pela primeira vez, uma empresa sul-mato-grossense é classificada entre as potências nacionais

27/07/2019 09h18 – Por: Folha de Dourados

Clique aqui e curta nossa página no Facebook

A Reduza, startup do interior do Mato Grosso do Sul acelerada pelo Living Lab do Sebrae/MS, ganhou o título de uma das 100 mais inovadoras empresas deste modelo no Brasil. O negócio recebeu destaque na categoria Retail, equivalente a varejo, estando na 3ª colocação, junto com casos de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Anualmente, diversos líderes globais avaliam e classificam startups brasileiras para geração de negócios e elegem no ranking “100 Open Startups” os mais atraentes de acordo com o mercado corporativo nacional. A lista foi divulgada pela instituição de mesmo nome, com objetivo de apresentar soluções abertas a implementar soluções inovadoras em conjunto com grandes entidades. Nesta edição, a entidade recebeu mais de 8 mil inscrições e pela primeira vez uma empresa sul-mato-grossense é apontada.

Criada em Ivinhema, a 300 quilômetros da capital, a Reduza atua no campo das compras online. Ela busca e testa descontos das grandes lojas varejistas, visando trazer o melhor preço para os consumidores em poucos cliques. A tecnologia utiliza os famosos cupons e dá aos usuários redução de até 30% no valor da compra, automatizando a busca e teste de forma simples e descomplicada e, acima de tudo, gratuita.

Alessandro Fontes, cofundador e diretor, conta que a classificação no ranking gerará muitas oportunidades para a empresa. “Ficamos felizes com o título de ser uma das 100 mais inovadoras do país, o que nos dará grande visibilidade. Teremos acesso a uma rede de contatos onde poderemos trocar experiências para aperfeiçoar nosso negócio e, quem sabe, conseguir investidores para alavancarmos”.

Origens

A sociedade com Neto Gonçalves e Lucas Pelegrino nasceu depois de mais de 10 anos em que Alessandro já tinha tentado empreender. O modelo de startup sempre esteve atrelado à sua jornada mas, assim como grande parte das empresas que nascem neste segmento, veio a fechar as portas pouco depois de abrir.

“Já tivemos uma loja virtual onde vendíamos produtos importados e também desenvolvemos um sistema de e-mail marketing que apresentava as principais ofertas das lojas para o consumidor. Depois de conhecer o mercado, tivemos a ideia de criar o Reduza. Viemos para o Living Lab do Sebrae/MS e aqui tivemos acesso a profissionais da área e capacitações oferecidas pela instituição”, explica.

Novos rumos

Apesar do e-commerce ter expectativas de arrecadar R$ 79 bi 2019, a cultura de compras online em MS ainda não é tão presente. O fato de estar longe dos grandes centros comerciais, aliado ao alto valor do frete são alguns dos motivos que afastam os consumidores de adotar esta forma de adquirir mercadorias. Alessandro conta que já está desenvolvendo novas vertentes para sua empresa, levando em consideração as questões de logística.

“Por estarmos fora do eixo Rio-São Paulo, o valor do frete é um dos principais fatores de desistência de compra no e-commerce que chega a ser desanimador para quem está realizando. E a partir do momento em que percebemos isso, passamos a nos adequar e criar esta nova solução, chamada de ‘Reduza Fretes’, pois existem plataformas semelhantes no mercado que comparam o valor do produto nas lojas, mas não avaliam se o destino está no norte ou no sul do país, por exemplo”, explica Alessandro.

A meta de Alessandro para os próximos meses é “emplacar” o Reduza Frete. Esta foi uma das soluções pensadas a partir da dor do cliente. A estratégia para entender o mercado é uma das atividades que as startups desenvolverem durante o programa de aceleração no Living Lab do Sebrae/MS.

Fomentar inovação

O Living Lab, laboratório de inovação colaborativo tem como objetivo desenvolver ideias inovadoras e startups no Mato Grosso do Sul. Foi inaugurado em 2016 com o propósito de falar sobre empreendedorismo e inovação de uma forma disruptiva. Nele, a comunidade traz ideias, que são discutidas por meio de mentorias que promovem conexões. A partir disto, o projeto entra em aceleração, para que os negócios possam ser repetíveis e escaláveis.

Lucas, Neto e Alessandro, criadores da startup Reduza, que foi classificada em 3º lugar dentre as mais inovadoras do país  |  Foto: Divulgação

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS