12/07/2019 16h04 – Por: Folha de Dourados
Clique aqui e curta nossa página no Facebook
Na atual década, o poker do Centro-Oeste passou por grandes transformações em sua estruturaesportiva e seus atletas são considerados entre alguns dos mais fortes do país. Além de ser representado pelo atual campeão brasileiro, a região também conta anualmente com representantes no Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes (CBPE).
Saulo Sabioni, atual campeão brasileiro
O Circuito BSOP, Campeonato Brasileiro de Poker, é o mais concorrido da América Latina e um dos mais disputados no mundo. Portanto, ser campeão brasileiro é uma das tarefas mais desafiadoras no poker global. No ano passado, o sul-mato-grossense Saulo Sabioni conseguiu o feito de ser o campeão Brasileiro de Poker de 2018 e colocou o nome do Mato Grosso do Sul em evidência no cenário nacional.
Sabioni conseguiu atingir a maior pontuação campeonato nacional em um único ano. Além disso, ao vencer o BSOP Natal, ele se tornou primeiro bicampeão de Main Event na história do Campeonato Brasileiro de Poker. “Eu fiquei realmente bem feliz (com o título de campeão brasileiro). Comecei muito nervoso a (última) etapa, dormindo mal, ansioso, mas foram passando os dias e eu fui mantendo a distância para os demais”, disse Sabioni em entrevista para o portal SuperPoker.
Rio Quente representando o Centro-Oeste no BSOP 2019
Neste ano, a Região Centro-Oeste foi representada no BSOP pela cidade de Rio Quente, uma das mais turísticas do Estado de Goiás, pela quinta oportunidade na história. A etapa foi um sucesso de público e entrou para a história do campeonato brasileiro , consagrando o campeão mais jovem de um evento principal do BSOP, o paulista Anthony Barranqueiros. A etapa goiana foi realizada no Rio Quente Resorts, um dos complexos hoteleiros mais premiados do Brasil. O BSOP Rio Quente contou os melhores jogadores do país e teve 19 disputas programadas, com Main Event, Omaha, High Roller e tantas outras.
O melhor representante do Cento-Oeste no evento principal foi o goiano Rafael Limírio, que terminou o último dia de competição na sétima colocação, ficando à frente de mais de 500 competidores.
Centro-Oeste no Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes (CBPE)
Entre os dias 17 e 23 julho acontecerá o BSOP Winter Millions na gelada São Paulo, quinta etapa do campeonato brasileiro de 2019. Além das disputas individuais, o Winter Millions abrigará a sétima edição do CBPE.
O CBPE acontece desde 2013 e nunca teve um Estado do Centro-Oeste como campeão nacional por equipes. A melhor participação de um Estado da região foi de Goiás, em 2013. O evento é uma ótima oportunidade para os competidores trocarem experiências com os melhores profissionais do país.
Além disso, é um privilégio que muitos buscam em suas carreiras: representar o Estado natal no maior circuito de poker da América Latina. No ano passado, Goiás foi o melhor representante do Centro-Oeste e terminou o CBPE 2018 na sétima colocação. Já Mato Grosso, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul não conseguiram terminarentre os dez melhores.
A temporada passada foi muito importante para a região e marcou a estreia do Mato Grosso no CPBE, que contou o craque Douglas Zimmermann como um dos integrantes da equipe mato- grossense.”Estar em um time junto com pioneiros do esporte, em que há anos estávamos tentando organizar uma federação para poder jogar essa competição foi uma honra gigantesca para quem participou e a gente espera não falta mais”, disse Zimmermann em declarações ao SuperPoker.
Demais destaques do Centro-Oeste
O empresário goiano Roberly Felício conseguiu um grande feito em 2018 e se tornou apenas um dos cinco jogadores brasileiros a vencer um título de uma etapa da World Series Of Poker (WSOP), considerada a “Copa do Mundo do Poker”.
Outro representante de peso do Centro-Oeste é o brasiliense Gustavo “Vascão”. Campeão do evento principal do BSOP Curitiba 2017 e com muitas participações em mesas finais de campeonato brasileiro, ele é um dos competidores mais respeitados do circuito. Com muitos competidores de destaque nacional e internacional e Estados marcando presença ano após ano no principal torneio de poker por equipes da América Latina, o Centro-Oeste caminha a passos largos para se solidificar na elite do poker nacional.
