Pular para o conteúdo
Domingo, 8 de novembro de 2026 Dourados 22 °C

Desde 1968 Ano 58

Desde 1968 · Ano 58

Agora
Brasil

Guarani pode tornar-se a segunda língua oficial de Dourados

Projeto de lei do deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) apresentado na Câmara dos Deputados visa instituir a segunda língua indígena em todos os municípios brasileiros que possuem comunidades indígenas.

30/05/2019 13h47 – Por: Folha de Dourados

Clique aqui e curta nossa página no Facebook

Se prosperar um projeto de lei do deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) Dourados poderá ter uma segunda língua oficial desde que seja de origem indígena. A matéria foi apresentada pelo parlamentar sul-mato-grossense na quarta-feira (22) passada na Câmara dos Deputados para instituir a segunda língua indígena em todos os municípios brasileiros que possuem comunidades indígenas.

Se o projeto virar lei, o Guarani provavelmente será a segunda língua oficial de Dourados, embora no município resida uma numerosa população de índios Terena, na Aldeia Jaguapiru.

Mas, ao contrário dos Terenas, que são originários do Pantanal, os índios Guarani são nativos desta região brasileira fronteiriça com o Paraguai. Os Guarani (Kaiwá e Nhandeva) também são a maioria absoluta dos mais de 16 mil índios da Reserva Indígena de Dourados.

Em Mato Grosso do Sul, com a segunda maior população indígena do Brasil, apenas um município emprega como cooficial a língua. “Nosso país tem uma diversidade enorme, lingüística e cultural, e essa cooficialização da língua indígena em municípios que possuem comunidades das etnias vão garantir o resgate cultural e histórico para os povos. Reforçando ainda a luta contra o preconceito sofrido por anos”, ressaltou Dagoberto.

Atualmente, existem três municípios brasileiros já aprovaram leis que reconhecem as línguas indígenas como cooficiais, são eles: São João da Cachoeira, no Amazonas; Tacuru, no Mato Grosso do Sul e Bonfim, em Roraima.

Agora o projeto encontra-se aguardando despacho do presidente da Câmara dos Deputados, para seguir para as devidas comissões.

No Brasil existem mais de 250 linguas faladas, além do português e destas 180 são indígenas.

Índios Guarani de Mato Grosso do Sul

Anuncie na Folha de Dourados

Desde 1968 informando Dourados e a Grande Dourados.

Fale com o comercial