fbpx

Desde 1968 - Ano 56

12.9 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioBrasilPlebiscito polêmico aprova topless em piscina pública de cidade na Espanha

Plebiscito polêmico aprova topless em piscina pública de cidade na Espanha

12/06/2018 16h33

Uma pequena cidade nos arredores de Barcelona promoveu plebiscito inusitado e polêmico no último domingo. L’Ametlla del Vallès, com pouco mais de 8 mil habitantes, perguntou aos seus moradores se o topless deveria ser permitido ou não na piscina pública. A vitória foi do “sim”.

Apenas mulheres maiores de 16 anos puderam participar da votação, e 379 delas compareceram às urnas. 231 votaram a favor do topless, ou 60,9%, com 148 votos contra a medida. O plebiscito faz parte de um projeto do governo local de participação popular. Como os resultados são vinculantes, o regulamento que proibia o topless na piscina pública da cidade foi alterado imediatamente.

Conselheira de Participação, Dolores Ferrer contou ao jornal “El País” ter ficado “muito satisfeita por ter solicitado a consulta, especialmente pela alta participação” e pelos moradores terem “expressado a cidadania”.

A pressão por um plebiscito começou no verão do ano passado, quando um salva-vidas da piscina pública chamou a polícia por causa de duas mulheres que estavam sem a parte superior do biquíni. Os policiais chegaram ao local e ordenaram que as duas vestissem a peça.

O caso gerou protesto por parte dos moradores, que foram à piscina — homens e mulheres — vestindo biquínis com mamilos desenhados. (EXTRA )

Plebiscito polêmico aprova topless em piscina pública de cidade na Espanha

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS