28/03/2018 09h42
Por: Folha de Dourados
Material é um dos maiores custo-benefício das obras
Para concluir um projeto ou finalizar uma obra, nada melhor do que utilizar material adequado e de qualidade. Essa afirmação que parece tão óbvia, muitas vezes não é seguida, seja por falta de planejamento ou desconhecimento de qual produto usar para determinada finalidade.
Um material muito usado, e mesmo assim com alto índice de dúvidas na hora da compra é o metalon. Muito procurado na construção civil, o produto é confundido com outros tipos de tubos, mas suas especificações diferem dos demais materiais quanto a estrutura e a usabilidade. Confira algumas informações que não deixarão dúvidas na hora de comprar o metalon certo para a sua necessidade.
O que é?
O metalon é um tubo de aço carbono com formato quadrado ou retangular. É produzido a partir de uma chapa de aço dobrada e costurada nas extremidades. Então podemos afirmar que todos os tubos com estas características primárias podem ser chamados de metalon. Devido a sua resistência e durabilidade, passou a ser um produto fundamental em obras civis e na indústria, tanto para áreas externas como internas
Como é encontrado?
O metalon possui duas medidas básicas: a bitola e o diâmetro. O primeiro mede a espessura da parede do produto, podendo ser aferido facilmente com um instrumento chamado “paquímetro”, já o segundo mede a circunferência do tubo. Como padrão, são vendidos em varas de 6000 milímetros. Algumas empresas aceitam pedidos especiais e comercializam com outros tamanhos. Como é polivalente, suas medidas também variam, começando em 0,75mm e chegando a até aproximadamente 3,00mm.
Para que servem?
Como já foi dito, o metalon é produzido em aço carbono, feito pro meio de fundição que garante rigidez e qualidade no acabamento da peça. É forte e resiste bem à corrosão e ações do tempo e de produtos químicos. Por isso mesmo é indispensável em obras e estruturas externas como:
● Fachadas
● Portões
● Outdoors
● Galpões
● Equipamentos instalados ao ar livre
Vantagens
O metalon oferece muitas vantagens, a começar pelo excelente custo-benefício em ser um material versátil, resistente e barato. Como é oco e o aço carbono é leve, os tubos podem ser facilmente manuseados pelos profissionais. Essas características também conferem um preço mais em conta em relação aos outros tubos. Quando é galvanizado (recebem uma camada protetora de zinco), se torna muito mais durável, sem sofrer a ação da ferrugem, assim, pode ser lavado e higienizado, sem problemas de futuras corrosões.
Também é mais fácil de ser pintado ou customizado para ficar esteticamente apresentável em prédios comerciais e residências.
Normas técnicas
O metalon segue as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, na qual define, junto com pesquisadores e profissionais especializados, regras de qualidade para determinado produto. No caso do metalon, as duas normas que regem são:
● Norma NBR 6591: Norma padrão para aço carbono com costura, em peças que tem como uso final a utilização em estrutura e indústrias em geral. Nessa norma não há exigências de propriedades mecânicas ou acabamento, mas há a da definição das propriedades químicas;
● Norma NBR 8261: Norma padrão para tubos de aço carbono, com costura opcional e formação a frio, no lugar da formação a quente, própria para peças destinadas à utilização em estruturas soldadas, parafusadas ou rebitadas.