Campeonato Brasileiro – 16/10/2011
Sem dificuldades, o Botafogo fez 2 a 0 no Atlético-PR, na tarde deste domingo, no Engenhão, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, e se manteve na caça aos líderes Corinthians e Vasco.
Os gols botafoguenses foram marcados pelo zagueiro Antônio Carlos, no primeiro tempo, e pelo centroavante Loco Abreu, em cobrança de pênalti.
Com a vitória, o Botafogo chegou aos 52 pontos — e fica a dois do líder Corinthians. O Vasco tem 51 e ainda joga na rodada, a partir das 18h, contra o Atlético-MG.
Já o Atlético-PR vai se afundando cada vez mais na competição. Com a derrota, o time de Antônio Lopes fica com 28 pontos e está a três do Cruzeiro, primeiro fora da zona da degola e que hoje perdeu para o time de Parque São Jorge.
Na próxima quarta-feira, o Botafogo visita o Santos em partida atrasada da 21ª rodada. No domingo, o time de Caio Júnior visita o Avaí e o Atlético-PR joga contra o Ceará no mesmo dia.
Para o duelo na Vila Belmiro, o Botafogo perdeu Renato. O volante levou o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão automática.
O JOGO
O Botafogo iniciou a partida dominando o meio de campo e com mais posse de bola. Tanto que até os 15min do primeiro tempo, o time carioca havia chutado sete vezes ao gol defendido por Renan Rocha, contra apenas um tiro atleticano.
Com esse amplo domínio, o time de Caio Júnior chegou ao gol aos 17min. Após cobrança de falta na área, sofrida na esquerda, onde Everton substituiu o suspenso Cortês, Antônio Carlos se antecipou a saída precipitada de Renan Rocha e testou firme para o gol.
Com a vantagem, o time de Caio Júnior deixou de pressionar o Atlético-PR e até cedeu alguns espaços aos atleticanos. Tanto que já no final da etapa inicial, Morro Gárcia, que substituía o suspenso Guerrón, apareceu na cara de Jefferson e quase empatou a partida. O goleiro botafoguense acabou fazendo bela defesa com a perna direita.
Na volta para o segundo tempo, Antônio Lopes voltou com o experiente Cleber Santana no lugar de Renan. A mudança deu mais força ofensiva para o time curitibano, mas o deixou exposto aos contra-ataques botafoguenses.
Na primeira chance do time carioca na etapa complementar, Loco Abreu obrigou que Renan Rocha fizesse duas grandes defesas em um mesmo lance. Na segunda intervenção, o arqueiro atleticano defendeu chute a queima roupa, e o atacante do Botafogo pediu gol, mas a bola ficou sobre a linha.
Aos 16min, Caio Júnior promoveu a entrada de Felipe Menezes no lugar de Herrera, substituição inversa a realizada no jogo contra o Corinthians.
Aos poucos o Atlético-PR foi melhorando e criando perigo ao gol de Jefferson. Após boa troca de passes, Marcinho chegou com chances de marcar na área, mas bateu fraco e facilitou a defesa do goleiro botafoguense.
O ânimo atleticano, porém, acabou aos 35min e novamente Antônio Carlos foi protagonista do jogo. O zagueiro botafoguense foi agarrado por Manoel na área e o árbitro Nielson Nogueira Dias marcou pênalti. Na cobrança, Loco Abreu bateu firme no meio de ampliou o marcador.
Com dois gols de vantagem, o Botafogo ficou com a posse de bola até o apito final do árbitro e continuou sua caça aos líderes. Na quarta, porém, o time de Caio Júnior pode chegar à liderança isolada caso vença o Santos.
Fonte: Folha Online


