23/06/2017 17h52
Pivô da Operação Uragano, Eleandro Passaia desembarca em Dourados
Por: Folha de Dourados
O jornalista Eleandro Passaia desembarcou na tarde desta sexta-feira (23) em Dourados no Aeroporto de Francisco de Matos Pereira, no voo da Azul vindo de Campinas-SP. À Folha de Dourados ele se limitou a dizer que veio rever amigos.
Hoje morando em Curitiba e trabalhando como repórter e apresentador na Rede Massa, afiliada do SBT no Paraná, Passaia foi pivô do maior escândalo político de Dourados quando exercia a função de secretário de Governo da Prefeitura de Dourados na gestão de Ari Artuzi, em 2010.
A serviço da Polícia Federal e do Poder Judiciário ele gravou conversas nada republicanas com o prefeito, vice, vereadores, deputados e empresários, revelando um generalizado esquema de corrupção na Prefeitura de Dourados.
Os “grampos” fundamentaram a Operação Uragano que varreu do mapa político de Dourados jovens e então promissoras lideranças políticas que perderam mandatos e foram parar na cadeia. Já Artuzi morreu em 23 de agosto de 2013 vitimado por um câncer de intestino.
Foi Passaia também quem documentou, no mesmo período, em áudio e vídeo o ex-deputado estadual Ary Rigo entregando um esquema de corrupção chefiado pelo ex-governador André Puccinelli que subornava a Assembleia Legislativa, o Ministério Público Estadual e o Tribunal e Justiça de Mato Grosso do Sul. Na época aventou-se a possibilidade de intervenção federal no Estado.
Ainda tramitam na Justiça diversas ações nas esferas cível e criminal envolvendo os acusados deletados por Eleandro Passaia.
Coincidentemente, Passaia quase esbarrou no aeroporto com um dos principais delatados por ele: o deputado federal Geraldo Resende que, segundo revelaram as gravações, receberia propina pelas obras que viabiliza para Dourados e outros municípios do Estado junto ao governo federal. Por ter foro previlegiado Geraldo responde as acusações no Supremo Tribunal Federal.
O deputado desembarcou poucos minutos depois do voo da Azul no avião do Governo do Estado que trouxe de Ponta Porã a Dourados o governador Reinaldo Azambuja.


