fbpx

Desde 1968 - Ano 56

11.9 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioBrasilVocê já conhece o assunto batizado de Internet das Coisas?

Você já conhece o assunto batizado de Internet das Coisas?

23/09/2016 16h03

Por: Folha de Dourados

Por José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, Comentarista da Rádio Jovem Pan.

Você já conhece o assunto batizado de Internet das Coisas? Quer dizer, as coisas passam a dialogar entre si: a panela de pressão diz para o fogão desligar o fogo sem a nossa intervenção; os carros nas ruas conversarão entre si evitando choques e atropelamentos; o liquidificador vai combinar as coisas com a geladeira etc. e etc.

No agronegócio acontecerá a mesma coisa. As máquinas, para a fundamental agricultura de precisão já conversam entre si, mas ainda temos um longo caminho a percorrer nessa comunicação. As máquinas no Brasil conversam apenas entre os membros da mesma famí­lia, ou seja, a máquina da marca X não dialoga com a máquina da marca Y. E aí­ está um drama e uma impossibilidade que a indústria de máquinas agrícolas no Brasil precisará enfrentar e mudar. Sim, precisa mudar ao invés de ficar arrumando desculpas para os produtores rurais.

Visitei uma grande empresa agroprodutora em Campo Novo dos Parecis, no Mato Grosso, e os técnicos reclamaram sobre essa falta de interação entre as máquinas. Quero dizer, como se o seu computador não conversasse com outro, que não da mesma marca. Já imaginou?

A Internet das Coisas, na agricultura digital, precisa de uma mudança de mentalidade. Senhores gestores da indústria de máquinas agrí­colas: os softwares, a interação, o diálogo precisa ser universal. Nenhum produtor rural de porte médio vai ter apenas uma tecnologia, é preciso diversificar por segurança e não teremos agricultura de precisão sem conexão entre as tecnologias. As modernas máquinas agrí­colas, independente da marca A, B, C ou D precisam falar a mesma lí­ngua.

Sobre o CCAS

O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel

Você já conhece o assunto batizado de Internet das Coisas?

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS