fbpx

Desde 1968 - Ano 56

28.1 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioDouradosPara viabilizar reeleição, Tetila articula Takimoto vice de Delcídio

Para viabilizar reeleição, Tetila articula Takimoto vice de Delcídio

14/10/2013 13h20

Tetila articula Takimoto vice de Delcídio

Por: Folha de Dourados

O deputado estadual Laerte Tetila (PT) encontrou uma fórmula para amenizar os danos que as candidaturas de João Grandão e Nicácio Cantero à Assembleia Legislativa (AL) podem produzir em sua reeleição: tirar do páreo o também deputado estadual George Takimoto, hoje no PDT. Para isso, Tetila vem pleiteando junto as principais lideranças petistas a indicação de Takimoto como vice-governador na chapa a ser encabeçada pelo senador Delcídio do Amaral.

Ainda é muito cedo para aferir o sucesso do projeto do ex-prefeito de Dourados, mas do ponto de vista eleitoral é viável aos atores envolvidos: Takimoto garantiria mandato mais graduado e ainda sem custo e esforço de uma campanha para deputado estadual e Delcídio asseguraria o PDT ao seu lado, além de inserir em sua chapa uma liderança do segundo maior colégio eleitoral do Estado.

Caso vingue essa articulação, é evidente que Tetila terá o compromisso de Takimoto em apoio a sua reeleição. Se as transferências de votos acontecerão somente às urnas revelarão em 5 de outubro de 2014, mas Tetila tirará da reta um forte adversário, embora isso beneficie todos os demais candidatos de Dourados a deputado estadual.

Liderança respeitada dentro do PT pela construção partidária e trajetória vitoriosa, Tetila sabe que tem cacique suficiente nesta empreitada. Afinal, ele é o principal prejudicado pela pragmática mudança no rumo eleitoral de seu principal aliado político em Dourados, o ex-deputado federal João Grandão com quem fez muitas dobradinhas na região.

Ocorre que JG está sendo “convencido” a disputar uma cadeira na AL para não atrapalhar os planos de reeleição dos deputados Vander Loubet e Antonio Carlos Biffi, além do ex-governador e atual vereador campo-grandense Zeca do PT que também é candidato à Câmara Federal.

Na avaliação dos estrategistas de Tetila, a reeleição dele não está apenas ameaçada pelo “fogo amigo” petista [além de João Grandão há a figura de Nicácio Cantero, que embora tenha chegado agora no partido de Lula, tem muito café no bule para gastar] porque há ainda um leque de fortes candidatos de outros partidos que pulverizarão os votos dos douradenses, o que pode provocar uma bancada reduzida na AL.

Os deputados Laerte Tetila e George Takimoto - foto/arquivo

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS