20/09/2013 17h15
Funasa de MS inicia semana da árvore com exposição e oficina de artesanatos sustentáveis
Por: Folha de Dourados
Na última terça feira, 17.09, a Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul abriu as comemorações da Semana da Árvore, cujo dia é comemorado no próximo sábado 21.09, com uma Exposição de Artesanato e oficina de Materiais Recicláveis. O evento é realizado pela Comissão de Coleta Seletiva Solidária da instituição e tem o apoio da Cooperativa de Catadores do Bairro Nova Campo Grande (Coopernova).
A atividade apresentou o trabalho das cooperativas de catadores de Campo Grande aos colaboradores da Funasa de MS, que também puderam aprender como são feitos artigos de decoração, brinquedos e demais artesanatos com materiais recicláveis. A presidente da Comissão de Coleta Seletiva Solidária da Funasa de MS, Denize Soares, agradeceu a oportunidade que está tendo de conhecer esse tipo de atividade, “estamos aqui unidos nessa parceria, é um trabalho nobre o que as cooperativas não podem parar”.
Falando em nome de todos os trabalhadores o representante estadual do movimento nacional de catadores e da Cooperativa de Catadores do Bairro Nova Campo Grande, Eduardo Cardoso, agradeceu o apoio da Funasa e falou das novidades. O representante explicou que agora as cooperativas de Campo Grande estão em rede pela Cooperforte: “estamos trabalhando para que cada vez mais sejam gerados emprego e renda, agradeço em nome dos cooperados o apoio dado pela Funasa de MS”.
Cleonice Oliveira, uma das participantes da Coopernova, começou o trabalho com os recicláveis quando juntava latinhas de refrigerante e cerveja. Depois que ingressou na Coopernova aprendeu esse trabalho de artesanato com a filha e executa há cerca de três meses para a cooperativa, levando também os produtos para vender em feiras e fazendo sob encomenda.
Os artesanatos são feitos em casa pela necessidade de algumas ferramentas, e depois são levados para cooperativa. “A maior parte da matéria-prima vem de produtos descartados, compramos somente alguns produtos para colagem e acabamento”, ressalta Oliveira.
O superintendente da Funasa de MS, Pedro Teruel, lembrou que os trabalhos com reciclagem diminuem a poluição geram mais economia de energia elétrica, além de poupar árvores do meio ambiente com a reutilização de papéis e papelões, reduzindo em 80% o volume de resíduos que vão para os aterros. “A Funasa trabalha diretamente com a saúde do ser humano e do meio ambiente, e as cooperativas de recicladores são parte importante neste processo”, afirma Teruel.
A exposição ficou disponível no hall de entrada da sede da Funasa de MS até quinta-feira, 19.09, quando também foi realizado o 5º Passeio Ecológico da Instituição que visitou o Projeto Florestinha