Desde 1968 - Ano 56

26.9 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioNoticia“Café Jurídico” debate primeiro mês da PEC das domésticas

“Café Jurídico” debate primeiro mês da PEC das domésticas

04/05/2013 07h34

A nova legislação trabalhista dos empregados domésticos, a “PEC das domésticas”, completa um mês e é tema de debate do “Café Jurídico”, neste sábado, às 8h30, na sede da ESA/MS (Escola Superior da Advocacia), em Campo Grande.

Dos temas abordados, estarão a nova legislação e sua implicações no dia a dia dos trabalhadores e patrões. Dentre os palestrantes, a juíza do trabalho, Vanessa Maria Assis de Rezende; a advogada Noely Gonçalves Vieira Woitschach, e membros do TRT/24 (Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região) e MPT (Ministério Público do Trabalho), além de representantes da sociedade civil.

“A proposta de emenda constitucional que estabeleceu novos direitos aos empregados domésticos completa um mês. Algumas novas regras já estão em vigor”, explica a diretora-geral da ESA/MS, Rachel Magrini.

A jornada de trabalho semanal de 44 horas e o pagamento de hora extra são algumas das mudanças já em vigor. Mas direitos como seguro-desemprego, adicional noturno, FGTS e salário-família ainda precisam de regulamentação. O evento faz parte da “Semana do Trabalho”, promovida pela ESA e CAAMS (Caixa de Assistência dos Advogados), que promove o debate de direitos trabalhistas e suas aplicações.

“A finalidade é divulgar, de forma clara, concisa e objetiva, os direitos básicos dos trabalhadores (urbanos e rurais), incluindo-se as regras que tratam de direito ao salário mínimo, jornada de trabalho, horas extras, FGTS, seguro desemprego, anotação de Carteira de Trabalho, Previdência Social, licenças maternidade, maternidade, para tratamento de saúde e acidente do trabalho”, ressalta Solange Bonatti, presidente da CAAMS. Haverá emissão de certificado.

Por: Folha de Dourados

“Café Jurídico” debate primeiro mês da PEC das domésticas

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS