02/02/2013 17h09
Pássaros, flores, peixes, ipês e pinturas abstratas são representadas em lindas pinturas
“As cores são minha obsessão, meu divertimento e meu tormento de todos os dias”. A frase do célebre pintor francês que inicia o livro “Acrílicos”, do artista Isaac de Oliveira e lançado pela Editora Alvorada, não poderia ser mais adequada.
Com um estilo inconfundível, o artista reúne em um único livro, maravilhosas telas de um universo de tons que provocam os sentidos. Pássaros, flores, peixes, ipês e pinturas abstratas que registram uma das diversas fases de um dos talentos mais representativos do Centro Oeste brasileiro. Este livro revela um verdadeiro maestro que fez do pincel instrumento para reger sinfonias de cores e expressá-las tem telas, com movimentos e ritmos singulares.
Isaac de Oliveira considera o livro uma homenagem ao seu trabalho. “Fico imensamente feliz por esta oportunidade de reunir em um só lugar alguns dos meus trabalhos. Vejo esta iniciativa da Editora em publicar um livro de arte pioneiro. Afinal, é direcionado para quem realmente gosta e consome arte. Estou muito contente em integrar a equipe de escritores da Alvorada, cuja qualidade gráfica fez a diferença no resultado final”, disse.
Isaac nasceu em Itajuípe, pequeno distrito de Ilhéus, em 1953 e aos 4 anos descobriu o traço e o desenho com as ondas do mar. Logo que a família mudou-se para São Paulo, durante sua adolescência, começou a estudar arte, a aprender sobre as variadas correntes criativas e a frequentar galerias. Isaac descobriu os grandes murais, as técnicas do óleo, da tapeçaria pintada e aprendeu mais sobre a história da arte e cultura.
Mas a carreira artística estruturou-se definitivamente com a ida para Campo Grande. Quase na mesma época em que a cidade tornou-se capital do Mato Grosso do Sul, em 1978, Isaac de Oliveira escolheu-a para plantar suas raízes.
Assim, foi no coração do Brasil, ao retratar ou abstrair a exuberância da natureza sem medo da forca e do timbre de suas cores que Isaac de Oliveira compôs seu estilo inconfundível. Desde então, onças e peixes do pantanal, pássaros e flores do cerrado ultrapassaram fronteiras e ganharam o mundo e nas telas do artista esse universo pode ser visto em tons que preenchem mais do que os olhos do espectador, inundam a alma e encantam todos os sentidos.
Serviço: O livro “Acrílicos” pode ser adquirido na loja da Editora Alvorada, localizada na Rua Antônio Maria Coelho, 623, ou pelo site: www.editoraalvorada.com.br/lojavirtual
Por: Folha de Dourados