Desde 1968 - Ano 56

35.8 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioPolíticaCamila sobre Lula: 'O povo é sábio, sabe quem trabalha e quem...

Camila sobre Lula: ‘O povo é sábio, sabe quem trabalha e quem consegue entregar’

José Henrique Marques –

Centenas de militantes de partidos progressistas lotaram quarteirão de uma das ruas do centro de Campo Grande, na noite de ontem (5), para celebrar antecipadamente os 46 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e também os 30 anos da deputada federal petista Camila Jara, em clima de carnaval. Entre as lideranças, um convidado ilustre: o secretário-geral da Presidência da República, o ministro Guilherme Boulos.

Boulos esteve em Campo Grande para participar de atividade do programa “Governo do Brasil na Rua – Feira da Cidadania”, que aconteceu pela manhã no CEU das Artes do Parque do Lageado, região que concentra comunidades populares e abriga a favela Cidade dos Anjos. O ministro também visitou a comunidade, dialogou com moradores e participou de plenária popular sobre habitação e regularização fundiária.

À noite, antes da celebração dos 46 anos do PT, e dos 30 de Camila Jara, o ministro participou de plenária com a presença de autoridades, lideranças políticas, moradores e agricultores familiares, envolvendo questões como habitação popular, regularização fundiária e reforma agrária

O Partido dos Trabalhadores (PT) foi fundado em 10 de fevereiro de 1980, em São Paulo, por um grupo de militantes de oposição à Ditadura Militar, sindicalistas e intelectuais, com o objetivo de representar os interesses dos trabalhadores e promover a justiça social.

Já Camila Jara encontrou um tempo, durante as celebrações, para conceder entrevista exclusiva ao diretor de Redação da Folha de Dourados, jornalista Juliel Batista, onde discorreu sobre a vista de Boulos, a reeleição de Lula e os resultados de seu mandato na Câmara dos Deputados.

Leia a seguir, a entrevista de Camila Jara a Juliel Batista.

Folha de DouradosDeputada, como a senhora avalia a vinda do Secretário-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, a Campo Grande, quanto aos aspectos políticos e social?

Camila Jara – Eu entendo que a vinda do ministro ao Mato Grosso do Sul é extremamente importante. Ele representa tudo aquilo que nós articulamos – os programas sociais para conseguir índices importantes, como tirar o Brasil da extrema pobreza, do mapa da fome, reduzir a desigualdade social, enfim, avançar em todas essas política públicas.

A principal atividade de Boulos em Campo Grande foi a presença no ato do programa “Governo do Brasil na Rua – Feira da Cidadania”, no CEU das Artes do Parque do Lageado, região que concentra comunidades populares e abriga a favela Cidade dos Anjos. Qual o significado disso?

Quando o secretário-geral da Presidência, que vem unificando todos esses serviços para a população, vai num bairro extremamente periférico, a gente consegue mostrar para a população que ela pode reformar a casa dela, que ela pode ter acesso a um microcrédito, que ela pode ter uma gama de serviços para auxiliar nesse desenvolvimento social, para além de programas tradicionalmente conhecidos como Minha Casa Minha Vida.

Camila sobre Lula: 'O povo é sábio, sabe quem trabalha e quem consegue entregar'



Camila, sobre as eleições presidenciais de outubro, qual a sua expectativa da reeleição do presidente Lula?

Eu entendo que o povo é sábio, ele sabe quem trabalha e quem consegue entregar. Não é à toa que o Lula já foi eleito três vezes presidente e o PT já está em seu quinto mandato. Ele entende e sabe que, quem trabalha, quem constrói política pública e quem consegue realmente melhorar a vida da população lá na ponta, é o PT.

“quem constrói política pública e quem consegue realmente melhorar a vida da população lá na ponta, é o PT”

Então, quando você trabalha, quando você entrega, quando você sabe que tem que tratar a população com dignidade, isso acaba se revertendo em resultados eleitorais.

Deputada, um breve balanço de seu mandato de deputada federal?

Eu estou muito concentrada agora na fase de entregas do mandato. Eu acho que estou vivendo o melhor momento. Quando a gente recebe notícias, como eu pude acompanhar no final do ano passado, de estudantes do Instituto Federal tendo a oportunidade de buscar conhecimento no Canadá para trazer desenvolvimento científico para o nosso estado, fico muito feliz.

Eu fico muito, muito feliz também quando a gente consegue encerrar programas que formam mulheres, principalmente mulheres que estão em ciclos de violência, para aproveitarem um boom do setor de construção civil em Mato Grosso do Sul, a gente sabe que está no caminho certo.

“Eu estou muito concentrada agora na fase de entregas do mandato. Eu acho que estou vivendo o melhor momento”



Quando a gente fala que no estado do Pantanal tem pessoas que não têm água para produzir, e a gente consegue levar água para os assentamentos para que essas pessoas consigam produzir comida de qualidade, saudável para a população do nosso estado, a gente sabe que o nosso trabalho está no caminho certo.

Então, nós estamos planejando essas últimas entregas e planejando as próximas entregas, mais de fechamento de emenda.

E a pré-candidatura?

É resultado do nosso trabalho. Nós temos uma missão para cumprir e a gente entende que o foco agora é no mandato. A gente está em fase de carnaval e a gente investe muito nessa festa e nessa cultura popular. O ano passado a gente investiu as emendas aqui no carnaval de Campo Grande, dessa vez a gente está expandindo para o Estado e a gente quer muito esse reconhecimento porque a gente sabe que carnaval movimenta a economia.


- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS