O WhatsApp se tornou uma grande ferramenta de vendas, fazendo com que o app chamasse a atenção das empresas, surgindo o WhatsApp Business.
O WhatsApp se tornou uma grande ferramenta de vendas, o app de comunicação é um dos mais baixados no Brasil, está presente nos celulares dos brasileiros de diferentes faixas etárias e classes econômicas. Toda essa visualização diversas vezes por dia para milhares de pessoas, fez com que o app chamasse a atenção das empresas, surgindo até mesmo uma versão específica para o setor corporativo, o WhatsApp Business.
O app de comunicação tornou-se uma potência de divulgação da sua marca maior do que o tradicional e-mail, especificamente se o seu negócio foi focado no B2C. Neste artigo vamos te explicar como usar da melhor forma e aproveitar ao máximo os benefícios dessa ferramenta, o WhatsApp CRM.
Como vender mais com o WhatsApp CRM: 2 estratégias base
Existem dois fatores base para vender mais, seja no whatsapp ou em outro meio digital, ou até mesmo no tradicional face to face, que são: comunicação direcionada e hora certa. Vamos te explicar esses dois termos, acompanhe!
Comunicação direcionada
A comunicação é a chave de toda venda, um bom atendimento fideliza clientes e gera muitas indicações positivas. Mas, para vender mais é preciso comunicar com o público certo, aquele que de fato se encaixa no perfil de cliente da empresa.
O direcionamento da comunicação é como falar o idioma nativo do seu público alvo, é como vender para Kiwis, povo neozelandês, no idioma maori. Se você falar em inglês vão te entender perfeitamente, mas se falar em maori vai aquecer o coração, gerando proximidade e conexão. É isso que a comunicação direcionada faz, ela conecta.
Clientes precisam de conexão com a sua marca, enxergar valor nos seus serviços e produtos e a comunicação é uma grande aliada nesse processo. É a comunicação que chama a atenção e atrai o seu público alvo, é a comunicação que “fala” por meio de símbolos e identidade visual da sua empresa.
Por isso, se você deseja vender muito, precisa criar um perfil de cliente ideal, e com base nisso direcionar todas as estratégias de marketing, atração e vendas. Fale a língua do seu cliente e veja a mágica acontecer!
Hora certa
Outro fator que implica diretamente nas vendas é a “hora certa” , o timing da necessidade do cliente com o contato da sua empresa. E para não contar apenas com a sorte, existe o funil de vendas, nele você analisa quando é a hora certa de vender, de enviar aquela mensagem mais persuasiva, que desperta urgência para a compra.
Assim, ter um funil de compra bem definido e ir nutrindo as pessoas com conteúdos estratégicos e próprios para cada etapa faz com que mais pessoas cheguem até a etapa de compra, o fundo do funil, e assim, a “hora certa” acontece com mais frequência.
No WhatsApp Business é possível adicionar etiquetas personalizadas nos contatos, podendo organizar por etapa do funil e demais características que achar necessário. Dessa forma, os contatos ficam organizados e é possível usar de uma comunicação direcionada não apenas pelo público, mas também pela etapa de compra.
Isso aumenta as chances de venda, pois para as pessoas que ainda estão no topo, você envia conteúdos interativos, que mostram os valores da marca e como são os serviços. Já para os que estão no meio e fundo de funil, cupons de desconto, promoções e lançamentos e demais temas que despertem urgência em comprar são excelentes opções.
Além da versão Business do app, você pode, e deve, contar com um CRM completo, que conta com integração para WhatsApp. Pois com o CRM é muito mais fácil organizar o funil de vendas e ir levando os contatos até a etapa de compra, pois a ferramenta armazena os dados de contato e de interações de conversas. Dessa forma, nenhuma informação importante se perde e também evita de enviar conteúdos repetidos para a mesma pessoa.
3 estratégias de ouro para WhatsApp CRM
Agora que você sabe as 2 estratégias base é hora de fechar o combo de 5 estratégias infalíveis para vender. Conheça as outras 3 estratégias para aplicar no WhatsApp CRM.
Informações em evidência
Pode parecer óbvio, mas ter um perfil completo no WhatsApp Business faz muita diferença. Por isso, tudo o que você puder facilitar para o cliente, faça. Deixe o link do Instagram ou site no perfil, coloque o endereço já com opção de abrir direto no Google Maps, deixe em destaque o horário de funcionamento, mantenha o catálogo dos serviços/produtos atualizado.
Deixe as informações em evidências, organizadas e atualizadas. Isso evita perguntas desnecessárias e ruídos na comunicação. Lembre-se: para vender a chave é necessário se comunicar, então comunique bem até mesmo pelo perfil do WhatsApp Business.
Frequência certa nas mensagens
Comunicar é essencial, mas cuide com frequência. Tenha o equilíbrio de enviar os conteúdos via Whats numa frequência ideal: o suficiente para ser lembrado, mas não o bastante para ser bloqueado.
Explicando melhor, mantenha uma frequência nas mensagens de modo que o cliente não esqueça que a sua empresa existe, mas também não exagere, não canse o cliente ao ponto dele nem visualizar mais as mensagens ou até mesmo bloquear o contato.
Follow-up
Por fim, seguindo a linha de raciocínio do tópico anterior, mantenha contato com o cliente, não deixe de acompanhar a etapa de venda, se mostrou solícito. Ninguém gosta de ser esquecido, e isso vale para a comunicação com o seu cliente, especialmente para aqueles que ainda não realizaram a primeira compra.
É muito desagradavel entrar em contato com uma empresa, e após duas mensagens ser esquecido. Isso demonstra uma falta de atenção e importância, gera distanciamento com o cliente. No CRM é possível adicionar lembretes de follow-up, para que você, ou o seu setor comercial, não esqueça de enviar uma mensagem conforme o tempo combinado com o cliente.
Bônus: CRM WhatsApp KOMMO
Falamos sobre como vender pelo WhatsApp e como um CRM ajuda no processo de funil de compra e da venda em si. E, se você está em dúvida de qual software investir, indicamos o CRM KOMMO.
Esse CRM é completo e conta com integração com WhatsApp, assim, você poderá organizar todo o seu processo de venda e de captação de clientes de forma muito mais prática e segura, pesquise e comprove a nossa indicação!