O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou na sexta-feira, 10 de outubro, o 3º Simpósio de Fisioterapia, com o tema “Do leito ao movimento: caminhos modernos da fisioterapia na linha de atenção ao paciente adulto”. Gratuito e com formato híbrido, o evento superou as expectativas e reuniu profissionais, residentes, acadêmicos e colaboradores de Dourados e de outras regiões do país.
Foram contabilizadas 143 inscrições — acima das 80 vagas presenciais previstas — distribuídas entre 74 profissionais, 50 acadêmicos e 19 residentes. A mobilização também teve caráter social: 281 itens de higiene pessoal foram arrecadados e doados à Associação Voluntários do HU-UFGD (AVHU), para uso de acompanhantes e pacientes durante a internação.
O coordenador do projeto e fisioterapeuta do HU-UFGD/Ebserh, Alexandre Satoshi Inagaki, avaliou o evento como altamente positivo, destacando o caráter democrático do acesso ao conhecimento e o envolvimento das equipes.
“Fizemos um evento com acesso democrático, custo zero para todos. Participaram fisioterapeutas do HU, fisioterapeutas da rede municipal de Dourados, fisioterapeutas do Hospital da Vida, Hospital Santa Rita, Cassems e Evangélico, residentes do HU e colaboradores. Tivemos presença da alta gestão do HU. Conseguimos comemorar os avanços da força de trabalho de fisioterapeutas do HU com os servidores, trabalhadores e residentes da instituição”, ressaltou.
“Criamos ambiente de aprendizado completo para os residentes, tornando-os protagonistas do processo: assistência, gestão, valor, inovação, com realização de conteúdo para mídias sociais, criação de conteúdo gravado e elaboração e execução do simpósio, cheio de sentidos para o caminho de um fisioterapeuta especialista”, acrescentou.
Satoshi destacou também que o evento superou projeções ao oferecer produção de conteúdo digital e protagonismo estudantil:
“Elaboramos dois conteúdos para o podcast do HU-UFGD ‘Ensina Aí’, que apresentou mais de mil visualizações, e o simpósio teve a inovação de ter sido executado por residentes fisioterapeutas da Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva Adulto, tornando-se oportunidade de educação continuada e inovação, com troca de experiências com profissionais de todo o Brasil”, explicou.
O evento reuniu palestrantes de Belém do Pará, e de Campo Grande, além de profissionais locais do HU — promovendo imersão e troca de experiências. “O simpósio disponibilizou espaço com exposição de atividades de fisioterapeutas de Dourados e do Brasil, mostrando as melhores práticas. Houve aulas expositivas com práticas utilizando dispositivos. Confraternizamos durante o coffee break. Foram 10 horas de evento que surpreenderam o público”, explicou.
Ao comentar o envolvimento institucional e os desdobramentos do projeto, Satoshi reforçou o objetivo de consolidar o evento como legado:
“Envolvemos gestão, assistência e ensino com engajamento de todos. O sucesso está aí: o protagonismo dos residentes tornou o evento um legado anual e uma contribuição para a educação continuada com acesso democrático. Para a próxima edição espero o envolvimento de outros residentes, evento com maior público e inovação. Estaremos apresentando no VII Congresso de Ensino, Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológicas em Saúde (Coenpe) os resultados do projeto. O resultado social ocorreu porque tocou no coração de todos”, comemorou.
A programação do simpósio incluiu palestras e minicursos sobre fisioterapia na urgência e emergência, mobilização ativa, reabilitação precoce, diagnóstico e telereabilitação, além de debates sobre inserção de novas tecnologias na prática clínica.
Com celebração, troca de saberes e solidariedade, o 3º Simpósio de Fisioterapia do HU-UFGD reafirmou o papel da instituição na qualificação profissional e na promoção de um cuidado mais humano e integrado.