|
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) assina nesta terça-feira (9) um convênio com o Ministério da Justiça (MJ) para implantação de projeto de policiamento especializado de fronteiras (PeFron). O projeto faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Desenvolvido por conta da necessidade de combater os crimes nas linhas fronteiriças, como o contrabando de armas e munições, o narcotráfico, exploração de madeira, tráfico de pessoas, furto e roubo, especialmente de veículos, o PeFron espera atuar de maneira preventiva e repressiva nas regiões de fronteira e divisas.
Em Mato Grosso do Sul, o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) atua há 22 anos no enfrentamento de crimes por meio do policiamento itinerante e atuação conjunta entre a Polícia Militar e Civil. A instituição serviu de referência para elaboração do PeFron, que será aplicado em todos os Estados que fazem fronteira com países da América do Sul.
Entre as atividades desenvolvidas pelo DOF destacam-se o patrulhamento ostensivo em áreas rurais dos municípios fronteiriços, combatendo o narcotráfico, contrabando, descaminho, furtos e roubos de veículos e cargas, abigeato (furto e roubo de gado) e os crimes peculiares à região.
O Brasil possui 16 mil quilômetros de fronteira, com 150 quilômetros de largura. Mato Grosso do Sul faz fronteira com Paraguai e Bolívia.
|