05/12/2018 08h20

Verônica Rivas: a professora que, depois de um câncer, AVC e depressão, encontrou na escrita uma saída

 
 

Verônica Rivas lança livro sobre sua história de superação
Verônica Rivas lança livro sobre sua história de superação
Professora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul lança livro contando história de superação

Filha de doméstica, Verônica Rivas Dias, começou a trabalhar aos 13 anos como diarista para ajudar com as despesas da casa e comprar materiais escolares. Criada pela mãe e pela avó, que trabalhavam como boias-frias para sustentar a família, não teve a figura paterna durante a infância.

Depois de terminar a faculdade, tornou-se professora universitária substituta e também professora de português e espanhol no Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica de MS. Hoje, tem o título de doutora. Mas chegar ao topo da carreira não a trouxe a felicidade que imaginava, e sim uma crise existencial que a levou à depressão.

Desenvolveu síndrome do pânico e chegou a pensar em suicídio, ideia que, segundo ela, apenas a fé e o filho de 4 anos impediram.

Em 2015, descobriu um câncer na tireoide. Após duas cirurgias, uma em outubro do mesmo ano e outra em janeiro de 2016, conseguiu controlar a doença. Voltou a trabalhar, mas fora da sala de aula por causa das limitações impostas na voz após o câncer, recuperada com fonoterapia.

À beira da morte

Quando imaginou que voltaria a exercer a função que sempre amou, em 18 de maio de 2017 teve um AVC hemorrágico provocado por um aneurisma cerebral. Após um mês sem poder fazer nenhum movimento brusco sob risco de morte, foi submetida a uma cirurgia para a colocação de um stent, prótese para impedir o entupimento das veias e normalizar o fluxo sanguíneo. Durante a cirurgia, sofreu uma parada cardíaca que a levou a uma experiência de quase morte. Felizmente, recobrou a consciência após a parada cardíaca

 

Verônica Rivas, professora, teve que passar por cirurgia que quase levou sua vida. Foto: Arquivo Pessoal
Verônica Rivas, professora, teve que passar por cirurgia que quase levou sua vida. Foto: Arquivo Pessoal

"Me vi fora do corpo acompanhando toda a equipe médica tentando me ressuscitar. Comecei a sentir uma dor insuportável no peito, gritava de dor, de repente minhas pernas começaram a gelar e essa sensação começou a subir pelo corpo todo. Quando percebi, tive a impressão que estava flutuando e quando percebi estava ao lado da médica plantonista. Vi meu corpo na cama totalmente imóvel, simplesmente não acreditava no que estava acontecendo", conta a professora em texto publicado em seu blog Caminho da Superação.

Renascimento

Os acontecimentos que mudaram sua vida, fizeram Verônica perceber que estava nesse mundo para fazer a diferença na vida das pessoas, e não somente para satisfazer os anseios egoísticos ou querer ser melhor em tudo sempre. Decidiu então escrever, mesmo tendo que destruir os muros das sequelas, hemiparesia do lado direito, perda de memória recente, dificuldade de atenção e concentração, um a um.

 

"Imagine para uma professora como era não conseguir segurar um lápis? Foi muito doloroso. Quando comecei a recuperar a parte motora, decidi escrever o que estava vivenciando. Então comecei a cada dia escrever o que estava sentindo no processo de reabilitação como se fosse um diário contando a minha história de superação e cada vitória em relação a cada dificuldade que eu vivenciava, e estou vivenciando após o AVC", conta Verônica.

Respire e inspire

Com o tempo, a professora percebeu que a história poderia virar um livro. E, depois do incentivo de amigas que já identificavam em Verônica o potencial para motivar e inspirar outras pessoas que estejam passando por momentos difíceis na vida, nasceu o título "Caminho da Superação". E com ele, a inspiração para tocar a vida das pessoas, além de se usar como exemplo, levar o sentimento de superação para as pessoas através das palavras.

 

"Às vezes fico pensando também se não tivesse passado por tantos momentos traumáticos se eu despertaria para esse novo olhar sobre a vida. Mesmo assim, acredito que nós podemos aprender com os erros e as experiências dos outros, razão de dividir com vocês a minha história de ascensão, sofrimento e o caminho para o processo de superação", escreve.

Serviço

O livro "Caminho da Superação" tem data prevista de lançamento para abril de 2019 através da Editora Novo Século. Mais informações podem ser encontradas através da página do Facebook, Instagram e Blog.

 

Envie seu Comentário

 

Notícias

Política
Esporte
Educação
Dourados
Estado&Região
Economia
Polícia
Geral
Meio Ambiente
Rural
Tecnologia
Brasil&Mundo
Cultura
Curiosidade
Entretenimento
Saúde
Turismo
Religião
Mídia
Ciências

Colunistas

Culturalmente Falando
Cleiton Zóia Münchow
Rebecca Loise
Antenado
Enfoque
Consciência Cósmica
Gastronomia
Informe Vet
Falando de Cinema
Aniversariantes
Salada Mista
Victor Teixeira
Waldir Guerra

+ Canais

Entrevistas
Charges
Vídeos
Eventos

Expediente

Sobre Nós
Anuncie
Trabalhe Conosco
Termos de Uso