12/12/2017 11h07

IFMS tem cursos superiores nas áreas de metalurgia e sistemas de informação em Corumbá

Por: Folha de Dourados
 
 

Instalado em uma região do Estado onde a extração mineral é uma das principais atividades econômicas, o Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) tem como uma das opções de graduação o curso superior de tecnologia em Processos Metalúrgicos.

Para 2018, serão oferecidas 40 vagas no curso, que tem duração de quatro anos e aulas no período noturno.

A coordenadora, Samara Melo Valcacer, explica o perfil do tecnólogo formado na área, que pode trabalhar nas três grandes áreas da metalurgia: a extrativa, a física e a de transformação.

"Os formados podem atuar desde a extração de minérios até a transformação em ligas metálicas. Além de promover o conhecimento, essa graduação criacondições para que o tecnólogo contribua para a melhoria do processo", pontuou.

Com a primeira turma aberta em 2015, o curso tem entre seus alunos militares que atuam na Marinha em Ladário, município vizinho à Corumbá; trabalhadores da Vale do Rio Doce, multinacional instalada na região, em busca de formação superior; e estudantes que fizeram cursos técnicos de nível médio no próprio IFMS.

"Na chamada verticalização do ensino, temos estudantes que vieram do curso técnico integrado em Metalurgia e outros que fizeram qualificação profissional na área. O interessante é que eles chegam ao ensino superior já conhecendo as grandes áreas da metalurgia, sabendo intervir, enfim, com um propósito muito bem definido", destacou a coordenadora.

O projeto pedagógico do curso está disponível na página de Processos Metalúrgicos no site do IFMS. Sistemas de Informação – A outra opção oferecida pelo IFMS em Corumbá é o curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Com duração de três anos e aulas no período noturno, a graduação – que teve a primeira turma aberta em 2015 – recebeu conceito 4 do Ministério da Educação (MEC), em uma escala que vai de 1 a 5.

Rodrigo Assad Pereira, coordenador do curso, destaca que se trata de uma graduação bastante abrangente.

"Apesar de ter uma grande carga na área de programação, o curso também prepara o profissional para desenvolver atividades como gerenciar e configurar redes em serviços de internet, sendo que ele pode até se especializar em configuração de servidores. O tecnólogo não precisa ser um programador, pode atuar na área de projetos, seja de sistemas ou de redes", explicou Rodrigo.

Segundo o coordenador, Corumbá tem uma grande demanda por profissionais formados na área. "São poucos formados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e quase não temos empresas do setor nessa região do Estado que poderiam estar atendendo a segmentos como comércio e a própria mineração", comentou.

Na página de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no site do IFMS é possível consultar o projeto pedagógico do curso.

Graduação no IFMS – Em 2018, serão abertas mil vagas para cursos de graduação.

Com ofertas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, serão nove opções de cursos superiores de tecnologia, cinco de bacharelado e duas licenciaturas.

Saiba mais sobre os cursos de graduação do IFMS no endereço www.ifms.edu.br/cursos.

Ingresso – O edital do IFMS com a oferta de vagas na graduação e as regras do processo seletivo deverá ser publicado na segunda quinzena deste mês, na Central de Seleção.

Para concorrer às vagas, o candidato que prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 deverá se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

As inscrições deverão ser feitas entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro, na página do Sisu.

 

Envie seu Comentário

 

Notícias

Política
Esporte
Educação
Dourados
Estado&Região
Economia
Polícia
Geral
Meio Ambiente
Rural
Tecnologia
Brasil&Mundo
Cultura
Curiosidade
Entretenimento
Saúde
Turismo
Religião
Mídia
Ciências

Colunistas

Culturalmente Falando
Cleiton Zóia Münchow
Rebecca Loise
Antenado
Enfoque
Consciência Cósmica
Gastronomia
Informe Vet
Falando de Cinema
Aniversariantes
Salada Mista
Victor Teixeira
Waldir Guerra

+ Canais

Entrevistas
Charges
Vídeos
Eventos

Expediente

Sobre Nós
Anuncie
Trabalhe Conosco
Termos de Uso