19/06/2017 07h42

Reserva Indígena pode ganhar Centro de Comercialização

Por: Folha de Dourados
 
 
Foto – A. Frota - Prefeita Délia Razuk e o ex-prefeito Laerte Tetila trataram sobre projeto do centro de comercialização na área da reserva indígena Foto – A. Frota - Prefeita Délia Razuk e o ex-prefeito Laerte Tetila trataram sobre projeto do centro de comercialização na área da reserva indígena

Um espaço para os moradores da reserva indígena de Dourados venderem seus produtos, artesanal ou da agricultura familiar, está em discussão e deve ser construído muito em breve, às margens da rodovia MS-156, que corta a Reserva. A proposta foi discutida semana passada entre a prefeita Délia Razuk (PR) e o ex-prefeito Laerte Tetila (PT), que idealizou o Centro já perto do final de seu mandato, em 2008, e não teve tempo hábil para levar adiante o projeto.

"Vejo agora a possibilidade real de concretizarmos essa ideia", disse o ex-prefeito ao ser recebido pela atual gestora no gabinete da prefeitura. Segundo Tetila, já há uma articulação com o senador Pedro Chaves (PSC), que se comprometeu em destinar recurso no valor de R$ 500 mil para a obra. O deputado estadual George Takimoto (PDT) também teria sido consultado sobre a possibilidade da colocação de uma emenda para essa finalidade.

Tetila explicou à prefeita Délia que se trata de uma obra simples, que requer "piso, teto, sanitários e espaço suficiente para os boxes".

A prefeita gostou da ideia e se comprometeu em conversar com as lideranças indígenas e buscar autorização para a construção do centro comercial em área da Reserva. Ela sugere, inclusive, que seja perto da rotatória na MS-156, que demanda a Itaporã. "Ali já existem pequenos comércios, é um local de fácil acesso e parada, e considerando o fluxo de veículos, vai ser uma ótima oportunidade para os nossos índios venderem seus produtos e incrementar a renda familiar", mencionou Délia.

Criada em 1917, para abrigar 500 índios, a reserva indígena de Dourados está completando 100 anos e hoje conta com uma população de aproximadamente 16 mil índios, sendo mais povoada que muitos municípios de Mato Grosso do Sul.

 

Envie seu Comentário

 

Notícias

Política
Esporte
Educação
Dourados
Estado&Região
Economia
Polícia
Geral
Meio Ambiente
Rural
Tecnologia
Brasil&Mundo
Cultura
Curiosidade
Entretenimento
Saúde
Turismo
Religião
Mídia
Ciências

Colunistas

Culturalmente Falando
Antenado
Enfoque
Consciência Cósmica
Gastronomia
Informe Vet
Falando de Cinema
Aniversariantes
Salada Mista
Waldir Guerra

+ Canais

Entrevistas
Charges
Vídeos
Eventos

Expediente

Sobre Nós
Anuncie
Trabalhe Conosco
Termos de Uso