09/08/2018 17h01

'Soluções para os problemas brasileiros virão da ciência', diz presidente do CNPq durante evento em Bonito

Por: Eduarda Rosa/ Assessoria de Comunicação Social da UEMS
 

O Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Dr. Mario Neto Borges, abriu o I Encontro Latino Americano de Horticultura, que ocorre juntamente com o 55º Congresso Brasileiro de Olericultura, com a palestra "Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional". A solenidade foi na manhã desta quinta-feira (9), em Bonito.

De acordo com ele, o país já vem sofrendo de baixos investimentos em ciência, tecnologia e inovação há muito tempo. "Portanto, nós além de mantermos o investimento que tem sido feito, mesmo nos momentos de crise, é preciso que este recurso seja ampliado, como sendo uma forma exatamente de superação dessa crise. Porque é através da ciência, tecnologia e inovação que as nossas empresas vão se tornar mais competitivas, que as soluções para os problemas brasileiros, seja ele de qualquer natureza, acabam sendo resolvidos pelos cientistas, que vão usar a ciência exatamente para buscar a melhor solução e o melhor produto para a sociedade brasileira", destacou.

O presidente do CNPq também ressaltou que no mundo moderno todas as nações desenvolvidas, tanto economicamente como socialmente, estão baseadas na chamada 'economia do conhecimento', ou seja, a sustentação do desenvolvimento se dá através de investimentos.

Siga a FOLHA DE DOURADOS no Facebook

O CNPq publicou, nesta quinta-feira, uma carta aberta para alertar a população para a proposta inicial do Governo Federal de redução em R$ 400 milhões do orçamento da agência para o próximo ano.

"Todos nós como país, como sociedade, precisamos estar atentos ao fato de que Brasil só será uma grande nação, do ponto de vista econômico, social, cultura e científico se os investimentos em ciência, tecnologia e inovação forem mantidos e ampliados", enfatizou o Dr. Mario Neto Borges, durante o evento.

Ainda na solenidade de abertura, o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Fábio Edir dos Santos Costa, destacou o importante papel das Universidades para o desenvolvimento social, cultural e econômico dos estados brasileiros.

Em sua fala, o reitor citou a Rede Universitária da Rota de Integração Latino-americana (UniRILA), uma ação das Universidades de Mato Grosso do Sul, juntamente com Instituições do Paraguai, da Argentina e do Chile para desenvolver a rota que vai encurtar encurtar os caminhos para as exportações e importações do Brasil até a Ásia e a América do Norte.

"O projeto tem sido liderado, não só pelos empresários e governos dos países, mas também pelas Universidades. Esse protagonismo das nossas Universidades vai, com certeza, mudar a forma de relacionamento do Brasil com a América do Sul e com a América Latina, como um todo", disse o reitor.

Já o professor da UEMS e organizador do evento, Antônio Correa de Oliveira Filho, falou sobre a importância do evento e enfatizou que o I Encontro Latino-americano de Horticultura foi pensado para gerar mais integração entre os estudantes, pesquisadores, extensionistas e produtores do Brasil e dos países vizinhos.

"A ciência tem pouco diálogo, pouca interação entre os institutos de pesquisas e universidades. A localização de Mato Grosso do Sul, que está no meio da América do Sul, oportuniza a realização de eventos como estes. O que vemos retratado na Imprensa é, na maioria das vezes, relacionado aos problemas de fronteira, mas existe a academia, as universidades, as instituições de pesquisas que têm resultados de interesse para todos! Por isso nós pensamos esse ambiente onde estudantes, pesquisadores, extensionistas e produtores tem essa possibilidade de ouvir os conferencistas destes países", relatou.

 

Envie seu Comentário

 

Notícias

Política
Esporte
Educação
Dourados
Estado&Região
Economia
Polícia
Geral
Meio Ambiente
Rural
Tecnologia
Brasil&Mundo
Cultura
Curiosidade
Entretenimento
Saúde
Turismo
Religião
Mídia
Ciências

Colunistas

Culturalmente Falando
Cleiton Zóia Münchow
Rebecca Loise
Antenado
Enfoque
Consciência Cósmica
Gastronomia
Informe Vet
Falando de Cinema
Aniversariantes
Salada Mista
Victor Teixeira
Waldir Guerra

+ Canais

Entrevistas
Charges
Vídeos
Eventos

Expediente

Sobre Nós
Anuncie
Trabalhe Conosco
Termos de Uso