06/12/2018 08h26

Renato Teixeira faz show gratuito nesta quinta-feira em Dourados

 
 

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) traz nesta quinta-feira, dia 06 de dezembro, o show do músico e compositor de Renato Teixeira dentro do projeto de extensão Universidade Luz, vinculado à Coordenadoria de Cultura.

O cantor e compositor, um dos principais nomes da música brasileira, tocará seus maiores sucessos e se apresentará na Unidade II (campus), a partir das 20 horas. A entrada é gratuita.

Ele fará uma apresentação solo e resgatará alguns de seus maiores sucessos, como Romaria, Frete e Tocando em Frente, além de outros sucessos das músicas caipira e folk brasileira.

O Festival Universidade Luz da UFGD foi criado na atual gestão (2015-2019) e tem como proposta fomentar, divulgar e promover a arte e a cultura, como um movimento transformador da realidade social. O Festival propiciará a oportunidade de integração da comunidade universitária e toda comunidade douradense e de municípios vizinhos.

Renato Teixeira

Renato Teixeira (1945) é um cantor e compositor brasileiro. É o autor da música Romaria, sucesso na gravação de Elis Regina, em 1977. Nasceu em Santos, São Paulo, no dia 20 de maio de 1945. Passou sua infância em Ubatuba, época em que a música, a poesia e a literatura já fazia parte de vida familiar. Com 14 anos mudou-se pra Taubaté, no interior do estado. No início dos anos 60 trabalhou como radialista na Rádio Difusora de Taubaté, onde entrou em contato com a música sertaneja.

Em 1967 mudou-se para São Paulo, quando uma fita com suas músicas chegaram às mãos de Renato Consorte, divulgador de novos artistas. Nesse mesmo ano, sua música "Dadá Maria" estava no festival da Record, defendida por Gal Costa. No disco do festival, Renato canta junto com Gal Costa. Em 1968, Roberto Carlos grava a música "Madrasta" (parceria de Renato Teixeira com Beto Ruschel).

Seu sucesso veio em 1977, quando Elis Regina gravou a música "Romaria", que divulgou o estilo pelo qual o compositor continua sendo reverenciado com suas letras bucólicas e melodias que transitam entre o caipira brasileiro e o folk americano. No ano seguinte, Renato regravou a canção. Outra música de destaque do compositor foi "Frete", composta especialmente para o seriado Carga Pesada da TV Globo.

Renato Teixeira fez parcerias de sucesso com grandes nomes da música, como Almir Sater e Pena Branca e Xavantinho. Em 2010 lançou, em parceria com Sérgio Reis, o disco "Amizade Sincera", gravado ao vivo com músicas sertanejas de raiz, com a participação de Victor & Leo e Paula Fernandes.

Em 2015, a Sony lançou um pacote com cinco CDs, gravados entre 1978 e 1982, são eles: "Romaria" (1978), "Garapa" (1980), "Uma Doce Canção" (1981), "Um Brasileiro Errante" (1982), e "Amora" (1979), com quatro canções inéditas.

 

Envie seu Comentário

 

Notícias

Política
Esporte
Educação
Dourados
Estado&Região
Economia
Polícia
Geral
Meio Ambiente
Rural
Tecnologia
Brasil&Mundo
Cultura
Curiosidade
Entretenimento
Saúde
Turismo
Religião
Mídia
Ciências

Colunistas

Culturalmente Falando
Cleiton Zóia Münchow
Rebecca Loise
Antenado
Enfoque
Consciência Cósmica
Gastronomia
Informe Vet
Falando de Cinema
Aniversariantes
Salada Mista
Victor Teixeira
Waldir Guerra

+ Canais

Entrevistas
Charges
Vídeos
Eventos

Expediente

Sobre Nós
Anuncie
Trabalhe Conosco
Termos de Uso