19/08/2018 07h47

Marina deixa Bolsonaro constrangido durante debate, diz cientista político

Por: Folha de Dourados
 
 
O enfrentamento entre Marina e Bolsonaro foi o momento de maior tensão do debate entre presidenciáveis O enfrentamento entre Marina e Bolsonaro foi o momento de maior tensão do debate entre presidenciáveis

Por Luisa Marini, do Congresso em Foco

O confronto entre os candidatos à presidência da República Marina Silva (Rede) e Jair Bolsonaro (PSL) no debate da RedeTV! que foi exibido na noite de sexta-feira (17) favoreceu a candidata da Rede e deixou o ex-capitão do Exército constrangido, na avaliação do cientista político Leonardo Barreto.

"A Marina conseguiu resolver ali [no enfrentamento com Bolsonaro] a suspeição de que ela é frágil. No momento que ela encara o Bolsonaro, ela se mostra uma mulher forte, que não tem medo de homem, de machismo e deixa o Bolsonaro constrangido", diz Leonardo, que é doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB).

O confronto entre os candidatos da Rede e do PSL aconteceu quando Bolsonaro perguntou a opinião de Marina a respeito do porte de arma. Marina se disse contrária e voltou à discussão sobre a diferença salarial entre homens e mulheres. O candidato do PSL havia dito, em outro momento do debate, que não era preciso se preocupar com a questão, visto que a CLT garantia direitos iguais a homens e mulheres. "Precisa se preocupar sim. O presidente da República tá lá para combater injustiça", rebateu a candidata da Rede.

Segundo Leonardo, Marina se saiu muito bem ao voltar à questão porque essa é uma agenda que ela defende e pode ser uma oportunidade para usar na campanha. "Ela foi muito bem porque ela discorre sobre a função que um presidente da República deve ter. Por mais que você tenha leis, você tem que ter políticas públicas para garantir a implementação da lei", avalia o cientista.

"O objetivo dela ali foi, além de pautar a agenda da mulher, mostrar que o Bolsonaro não tem estatura para aquilo que ele está propondo."

Bolsonaro disse que "é mentira" que ele defendia que mulheres deveriam ganhar menos do que os homens. Mas a agência de checagem de fatos Lupa, que fez a verificação das falas dos candidatos em tempo real durante o debate, revelou que em 2016 Bolsonaro disse durante uma entrevista que "não empregaria [homens e mulheres] com o mesmo salário".

Debate

Oito presidenciáveis participaram na noite de ontem do debate da RedeTV!: Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede), que teve um pouco mais de duas hora de duração.

Em um primeiro momento, os candidatos deveriam responder à pergunta "Por que você quer ser presidente do Brasil?". Nos outros blocos, os presidenciáveis deveriam fazer perguntas uns para os outros e responder questionamentos dos jornalistas.

Para Leonardo, o formato do encontro favoreceu os candidatos, porque permitiu que eles passassem mensagens "rápidas e ensaiadas" e com pouca capacidade de "explorar o candidato".

"Isso explica um pouco porque a gente tem a impressão que o debate foi morno."

O cientista político ainda acrescentou que a ausência do Partido dos Trabalhados (PT) "esfriou" o debate. Lula, o candidato do PT, está preso em Curitiba desde abril por corrupção e lavagem de dinheiro e, mesmo com tendo registrado a candidatura no TSE, foi impedido pela Justiça de participar do encontro.

O governo do PT foi alvo de ataque pelos candidatos durante o encontro, que o responsabilizaram pela crise que levou o Brasil à recessão. "A ausência do PT tira um pouco de conteúdo do debate porque não tem um contraponto para a questão da crise." Para o cientista, Ciro foi o candidato que mais se beneficiou com a ausência do partido.

 

Envie seu Comentário

 

Notícias

Política
Esporte
Educação
Dourados
Estado&Região
Economia
Polícia
Geral
Meio Ambiente
Rural
Tecnologia
Brasil&Mundo
Cultura
Curiosidade
Entretenimento
Saúde
Turismo
Religião
Mídia
Ciências

Colunistas

Culturalmente Falando
Cleiton Zóia Münchow
Rebecca Loise
Antenado
Enfoque
Consciência Cósmica
Gastronomia
Informe Vet
Falando de Cinema
Aniversariantes
Salada Mista
Victor Teixeira
Waldir Guerra

+ Canais

Entrevistas
Charges
Vídeos
Eventos

Expediente

Sobre Nós
Anuncie
Trabalhe Conosco
Termos de Uso