16/01/2018 10h10

Governo e parlamentares são contra o trabalhador

Por: Folha de Dourados
 
 
Pedro Lima Pedro Lima

(*) Pedro Lima

Apesar dos inúmeros e insistentes alertas não só de lideranças sindicais, mas até de autoridades renomadas do judiciário brasileiro, especialmente do Ministério Público, entre outras, sobre uma situação insustentável que chegará a relação trabalhista no Brasil, devido a medidas radicais e penosas para o trabalhador, o Governo de Michel Temer, com o apoio imoral da maioria dos parlamentares do Congresso Nacional, insiste em trilhar esse caminho de retirada de direitos e das garantias mínimas de ganhos justos e decentes deste que é de fato o maior responsável pelo desenvolvimento econômico de uma Nação: a força do povo, a força do trabalho do cidadão.

Exemplo disso é a Medida Provisória 808/2017, editada com o propósito de "corrigir" ou "amenizar" os impactos da Reforma Trabalhista, aprovada de maneira vergonhosa no ano passado. Essa MP não melhorou absolutamente nada para o trabalhador brasileiro. À exceção do trabalho das gestantes em ambientes insalubres, como estava aprovado na reforma, a 808 não beneficiou o povo brasileiro de maneira alguma.

A maioria dos nossos ilustres parlamentares e Governo haverão de respeitar as 28 sugestões (emendas) apresentadas pela nossa confederação (CNTC – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio) e outras emendas de alguns poucos parlamentares que, depois de exaustivas discussões sobre o assunto com representantes de todo o país, elaboraram essas sugestões que são de fato, capazes de amenizar os impactos da reforma trabalhista e promover uma melhor relação entre o capital e o trabalho.

Não tenho dúvida de nossas propostas promoveriam um equilíbrio na reforma trabalhista, promovendo justiça e, ao mesmo tempo, atenderia à proposta principal, de reformar a relação trabalhista brasileira. Não fomos ouvidos. A maioria dos nossos (?) parlamentares parece representar apenas a força empresarial, o capital, o poderio econômico, em detrimento do povo. Mesmo sob ameaça de um novo ano eleitoral.

A atitude da maioria dos deputados federais e senadores, quando votam insistentemente contra os interesses dos trabalhadores, parece ignorar o poder do voto das pessoas, as mesmas para as quais eles trabalham contra. Ou eles apostam na curta memória do eleitor? Será que eles apostam que tudo o que fizeram, desde o ano passado com a reforma trabalhista e o que eles estão pretendendo fazer com a reforma da Previdência, será esquecido pelo povo até o dia da eleição em outubro?

É lamentável tamanho desrespeito do Governo e da maioria dos nossos deputados federais e senadores, que servem de massa de manobra dos interesses do senhor Michel Temer e estão pouco ligando para as consequências de seus projetos e ações que estão esfacelando as famílias e diminuindo drasticamente a qualidade de vida do trabalhador brasileiro e aumentando, literalmente, a pobreza no Brasil. É lamentável!

Organismos como a Fetracom/MS, CNTC, sindicatos e outras entidades que defendem e lutam pelos direitos dos trabalhadores, como Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil vão continuar os embates em 2018. Continuaremos perseverantes e persistentes na dura defesa de medidas que valorizam o trabalho do povo e dignificam a família brasileira.

Em 2018, vamos somar forças e lutar. Vamos às últimas consequências para denunciar o procedimento de cada parlamentar diante de projetos nocivos à nossa classe. Afinal, essa é nossa bandeira, esse é nosso sacerdócio: o bem estar da família brasileira.

(*) Presidente da Fetracom/MS e presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Dourados - Secod

 

Envie seu Comentário

 

Notícias

Política
Esporte
Educação
Dourados
Estado&Região
Economia
Polícia
Geral
Meio Ambiente
Rural
Tecnologia
Brasil&Mundo
Cultura
Curiosidade
Entretenimento
Saúde
Turismo
Religião
Mídia
Ciências

Colunistas

Culturalmente Falando
Cleiton Zóia Münchow
Rebecca Loise
Antenado
Enfoque
Consciência Cósmica
Gastronomia
Informe Vet
Falando de Cinema
Aniversariantes
Salada Mista
Victor Teixeira
Waldir Guerra

+ Canais

Entrevistas
Charges
Vídeos
Eventos

Expediente

Sobre Nós
Anuncie
Trabalhe Conosco
Termos de Uso