11/10/2018 08h52

Governo da Itália reafirma que não voltará atrás com plano orçamentário em meio a aumento da pressão

 

O governo da Itália afirmou nesta quarta-feira que não vai voltar atrás com os planos de aumentar o déficit orçamentário, indo ainda mais contra o mercado financeiro e a pressão da União Europeia e descartando as críticas da agência orçamentária do Parlamento.

Na terça-feira, a agência se recusou a validar o plano orçamentário para vários anos, que levou investidores nervosos a se deslocarem em massa da dívida soberana da Itália, dizendo que as projeções para o crescimento econômico são otimistas demais.

Mas o ministro da Economia, Giovanni Tria, esforçando-se para impor suas visões como uma influência moderadora sobre questões fiscais dentro do gabinete, disse que o governo considera apropriado confirmar essas projeções.

"A alta dos rendimentos nos títulos estatais registrada nos últimos dias é certamente preocupante, mas quero repetir que é uma reação excessiva que não é justificada pelos fundamentos econômicos da Itália", disse Tria ao Parlamento pelo segundo dia seguido.

Ele disse que o déficit será de 22 bilhões de euros no próximo ano com o orçamento incluindo 15 bilhões de euros em cortes e receita extra, para cobrir 37 bilhões no total de gastos adicionais descrito no plano.

O governo, que assumiu em junho, determinou o déficit do próximo ano em 2,4 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), três vezes o previsto pela administração anterior.

O crescimento econômico é estimado em 1,5 por cento no próximo ano, 1,6 por cento em 2020 e 1,4 por cento em 2021. A opinião do escritório de orçamento do Parlamento não é vinculativa, mas a sua rejeição das projeções de crescimento forçou Tria a retornar ao Parlamento para explicações.

(Reportagem adicional de Giselda Vagnoni, Giulia Segreti, Angelo Amante e Stefano Bernavei) (Reuters)

 

Envie seu Comentário

 

Notícias

Política
Esporte
Educação
Dourados
Estado&Região
Economia
Polícia
Geral
Meio Ambiente
Rural
Tecnologia
Brasil&Mundo
Cultura
Curiosidade
Entretenimento
Saúde
Turismo
Religião
Mídia
Ciências

Colunistas

Culturalmente Falando
Cleiton Zóia Münchow
Rebecca Loise
Antenado
Enfoque
Consciência Cósmica
Gastronomia
Informe Vet
Falando de Cinema
Aniversariantes
Salada Mista
Victor Teixeira
Waldir Guerra

+ Canais

Entrevistas
Charges
Vídeos
Eventos

Expediente

Sobre Nós
Anuncie
Trabalhe Conosco
Termos de Uso