16/06/2018 17h38

Gol do Brasil! – no futebol, na educação, na saúde…

Por: Folha de Dourados
 
 
Carina Vitral Carina Vitral

Ex-presidenta da UNE, Carina Vitral: "Desejo que a seleção ganhe a Copa e que os brasileiros consigam escolher um governo que esteja comprometido com os interesses da maioria do povo"

(*) Por Carina Vitral

Chegou a Copa do Mundo e é momento de torcer. O Brasil é conhecido e reconhecido no mundo todo pelo futebol, assim como por outras características da nossa cultura, como o samba, nossa rica comida típica, nossa arte, as belezas naturais e demais elementos que nos identificam enquanto povo.

Por isso, a Copa nos é tão importante. Quando se fala em Pelé, Garrincha, Sócrates, Marta, das seleções de 58, de 70, de 82…estamos falando de Brasil, de cultura brasileira. Estamos falando, principalmente, dos milhares de meninos e meninas que crescem jogando futebol nos seus bairros e que aprendem a amar esse país, por meio do esporte.

Eu, diariamente, procuro lutar em defesa desse Brasil e acho que, agora, é a hora da virada. No futebol e na política. É certo que passamos por um momento muito difícil, fruto do desgoverno de Michel Temer e do golpe que o colocou lá. Mas desejo, firmemente, que a seleção ganhe a Copa e que os brasileiros consigam escolher um governo que esteja, de fato, comprometido com os interesses da maioria do povo.

Aliás, Temer também conseguiu desagradar o mundo do esporte nacional. As novas regras para a distribuição de recursos das loterias federais, definidas por Medida Provisória assinada por ele, representará um corte de meio bilhão de reais para o esporte em 2019. Com essa MP, órgãos públicos, como o Ministério do Esporte e secretarias estaduais de esporte, sofrerão uma grande redução em seus orçamentos. A iniciativa afeta, ainda, outras entidades, como o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

A Copa da Rússia é uma excelente oportunidade para se pensar que tipo de futuro nos espera. Um futuro de sonhos possíveis ou de desilusão? Devemos almejar conquistas para o povo – como se fosse um título da seleção – ou podemos nos contentar com um revés de 7 a 1 a cada dia? As opções estão aí.

Eu torço para que cada ponto negativo de Temer nas pesquisas de intenção de votos se transforme em gol do Brasil: gol na educação, na saúde, no saneamento, na moradia, nos direitos básicos dos cidadãos. Um gol das mulheres, dos negros, dos jovens, de todos os que não estão contemplados no projeto dos poderosos que estão dando as cartas no momento.

A Copa é uma forma de exercitar nosso amor pelo Brasil. Eu, particularmente, tenho esperança no futuro e acredito muito no nosso potencial enquanto povo. Que venha o hexa! Que vençam os brasileiros! #Hexabilidade

(*) Ex-presidenta da UNE, foi candidata à prefeita de Santos e hoje é pré-candidata à deputada estadual pelo PCdoB em São Paulo

 

Envie seu Comentário

 

Notícias

Política
Esporte
Educação
Dourados
Estado&Região
Economia
Polícia
Geral
Meio Ambiente
Rural
Tecnologia
Brasil&Mundo
Cultura
Curiosidade
Entretenimento
Saúde
Turismo
Religião
Mídia
Ciências

Colunistas

Culturalmente Falando
Cleiton Zóia Münchow
Rebecca Loise
Antenado
Enfoque
Consciência Cósmica
Gastronomia
Informe Vet
Falando de Cinema
Aniversariantes
Salada Mista
Victor Teixeira
Waldir Guerra

+ Canais

Entrevistas
Charges
Vídeos
Eventos

Expediente

Sobre Nós
Anuncie
Trabalhe Conosco
Termos de Uso