14/11/2018 14h40

Dourados: quem saiu mais fortalecido das eleições 2018

Por: Folha de Dourados
 
 
Enquete que esta no ar Enquete que esta no ar

Passadas as eleições mais turbulentas no País, após a ditadura militar iniciada em 1964 e finda em 1985, inflamadas pelas mídias sociais com a circulação instantânea das fake news o momento agora é de análise, um rescaldo eleitoral para identificar quais as forças saíram fortalecidas das urnas, tendo em vista as eleições municipais de 2020.

No plano nacional é indiscutível a liderança do presidente eleito Jair Bolsonaro, que transformou o nanico PSL na segunda maior bancada na Câmara dos Deputados, elegeu governadores e senadores - uma, inclusive, em Mato Grosso do Sul: a douradense radicada em Campo Grande Soraya Thronicke.

No Estado, o grande vencedor foi o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) que na raça foi buscar uma reeleição que chegou a ser ameaçada pela candidatura do PDT com o juiz federal aposentado Odilon de Oliveira. No MS, o PSL também se tornou uma força respeitável para 2020 independentemente do desempenho do governo Bolsonaro.

Em Dourados, pelo menos oito lideranças saíram com musculatura eleitoral das urnas: a prefeita Délia Razuk (PR), que elegeu o filho Neno deputado estadual; o ex-prefeito Murilo Zauith (DEM) – eleito vice-governador, os deputados estaduais José Carlos Babosa, o Barbosinha (DEM), Renato Câmara (MDB) e Zé Teixeira (DEM), que foram reeleitos, o empresário Rodolfo Nogueira (PSL) – eleito primeiro suplente de Soraya Thronicke e o próprio Neno Razuk (PTB).

Rodolfo Nogueira é a grande novidade, um "intruso" entre as lideranças já estabelecidas de Dourados. Mas, por ser aliado de primeira hora de Bolsonaro pode surfar na onda que levou o capitão reformado à Presidência da República, embora seja desafeto de Soraya Thronike.

Com certeza, desse grupo surgirá o próximo (a) prefeito (a) de Dourados ou alguém da órbita e apoiado por eles. É claro que até lá pode surgir uma "zebra", como era há quatro anos Jair Bolsonaro - é importante ressaltar.

Nesse cenário, a Folha de Dourados precisa saber e conta com o apoio de seus leitores votando na enquete no ar há alguns dias, indagando: "Na sua opinião, das eleições 2018 quem ficou fortalecido em Dourados? Barbosinha (DEM), Délia Razuk (PR), Marçal Filho (PSDB), Murilo Zauith (DEM), Neno Razuk (PTB), Renato Câmara (MDB), Rodolfo Nogueira (PSL) ou Zé Teixeira (DEM).

Participe. Acesse www.folhadedourados.com.br e vote!

 

Envie seu Comentário

 

Notícias

Política
Esporte
Educação
Dourados
Estado&Região
Economia
Polícia
Geral
Meio Ambiente
Rural
Tecnologia
Brasil&Mundo
Cultura
Curiosidade
Entretenimento
Saúde
Turismo
Religião
Mídia
Ciências

Colunistas

Culturalmente Falando
Cleiton Zóia Münchow
Rebecca Loise
Antenado
Enfoque
Consciência Cósmica
Gastronomia
Informe Vet
Falando de Cinema
Aniversariantes
Salada Mista
Victor Teixeira
Waldir Guerra

+ Canais

Entrevistas
Charges
Vídeos
Eventos

Expediente

Sobre Nós
Anuncie
Trabalhe Conosco
Termos de Uso