11/07/2018 07h26

Curtas da ação Cineclubes Livres serão exibidos neste sábado

Por: Folha de Dourados
 
 

Em 14 de julho, sábado, o projeto de extensão Cineclube UFGD fará a exibição de seis curtas da 17ª Mostra do Filme Livre que fazem parte da ação independente Cineclubes Livres e foram produzidos em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais. A sessão começa às 17h e será realizada no cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). O evento é gratuito e aberto ao público.

A Sessão Curtas Livres apresentará: Historiografia (Amanda Pó, 2017, SP); Travessia (Safira Moreira, 5min, 2017, RJ); CorpoStyleDanceMachine (Ulisses Arthur, 2017, BA); A paz ainda virá nesta vida (Isabella Geoffroy, Nícolas Bezerra, 2017, RJ); A retirada para um coração bruto (Marco Antônio Pereira, 2017, MG) e; Talaatay Nder (Chantal Durpoix, 2016, BA).

A 17ª Mostra do Filme Livre aconteceu nos meses de abril e maio em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. A partir dos filmes premiados na Mostra foi elaborada a curadoria para a ação Cineclubes Livres, com previsão de promover mais de 170 exibições em todo Brasil.

Em Dourados, o Cineclube UFGD inscreveu-se para ser exibidor de duas sessões, sendo que a primeira ocorreu no último sábado (07), com o longa "Fernando" (Igor Angelkorte, Julia Ariani, Paula Vilela, 2017, RJ).

O Cineclube Livres é a maior ação cineclubista em voga no país, há 11 anos levando filmes livres para mais gente Brasil adentro. De acordo com a organização da17ª Mostra do Filme Livre, o desejo é de, mais uma vez, expandir o alcance desse cinema vivo, que emerge à margem das leis de incentivo e do capital especulativo, livres na forma, livres no conteúdo, livres para fazerem suas pequenas revoluções.

A programação segue as melhores tendências da MFL#2018 com sessões que representam muito bem a dinâmica e multiplicidade da atual produção de cinema livre. O projeto da Mostra do Filme Livre nasceu no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro e o Banco do Brasil até hoje é o patrocinador do evento.

CONTATOS cineclube@ufgd.edu.br https://cineufgd.wordpress.com/ www.facebook.com/cineclubeufgd

SINOPSES

SESSÃO CURTAS LIVRES - O melhor da Mostra do Filme Livre de 2018

Duração da sessão: 57 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Filmes:

Historiografia (Amanda Pó, 4min, 2017, SP) *este filme é mudo

Travessia (Safira Moreira, 5min, 2017, RJ)

Utilizando uma linguagem poética, Travessia parte da busca pela memória fotográfica das famílias negras e assume uma postura crítica e afirmativa diante da quase ausência e da estigmatização da representação do negro.

CorpoStyleDanceMachine (Ulisses Arthur, 7min, 2017, BA) *premiado

"Ando por mistério, vivo por mistério [...] Nosso corpo é uma máquina, ou cuida ou sabe como é né?" Entre memórias da boate e relatos de resistências cotidianas; Tikal, importante personalidade do Recôncavo da Bahia, dança e afronta as normas.

A paz ainda virá nesta vida (Isabella Geoffroy, Nícolas Bezerra, 6min, 2017, RJ) *menção honrosa

Dois amigos, e a necessidade de fazer um filme sobre o cotidiano violento da favela aonde vivem.

A retirada para um coração bruto (Marco Antônio Pereira, 15min, 2017, MG) *menção honrosa Ozório é um senhor que vive sozinho onde o Judas perdeu as botas, na zona rural de Cordisburgo-MG. Passa seus dias ouvindo rock no rádio, enquanto vive o luto da sua companheira. Até que um movimento no céu quebra sua solidão.

Talaatay Nder (Chantal Durpoix, 20min, 2016, BA) *premiado

"Talaatay Nder", significa em língua Wolof "Terça feira de Nder", é uma homenagem poética para as mulheres de Nder, na região do Walo, Saint-Louis, Senegal. Em 1820, as Rainhas de Nder, lutaram e escolheram o suicídio coletivo para escapar à escravidão e preservar a sua liberdade e dignidade. A história de Nder continua viva e atualiza-se na modernidade.

 

Envie seu Comentário

 

Notícias

Política
Esporte
Educação
Dourados
Estado&Região
Economia
Polícia
Geral
Meio Ambiente
Rural
Tecnologia
Brasil&Mundo
Cultura
Curiosidade
Entretenimento
Saúde
Turismo
Religião
Mídia
Ciências

Colunistas

Culturalmente Falando
Cleiton Zóia Münchow
Rebecca Loise
Antenado
Enfoque
Consciência Cósmica
Gastronomia
Informe Vet
Falando de Cinema
Aniversariantes
Salada Mista
Victor Teixeira
Waldir Guerra

+ Canais

Entrevistas
Charges
Vídeos
Eventos

Expediente

Sobre Nós
Anuncie
Trabalhe Conosco
Termos de Uso